quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MINAS NOVAS-SANTA RITA DO ARAÇUAÍ: 7 HORAS E ½ DE PEDAL AO SABOR DA ABENÇOADA CHUVA


*Por Mauro Aécio

        A convite do idealizador deste blog o entusiasta Bernardo Vieira, percorremos de bike pelo itinerário convencional entre Minas Novas e o distrito de Santa Rita do Araçuaí, município de Chapada do Norte, nos dias 17 e 18 de novembro próximo passado. Espelhando no colunista Eduardo Almeida Reis, do jornal de maior tiragem das alterosas, recorro-me à etimologia da palavra entusiasmo, do grego em + theos, literalmente em DEUS, para tentar buscar um adjetivo a adequar-se ao blogueiro Bernardo, pessoa da qual envaideço-me em tê-lo no rol dos amigos.

Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira 
A preocupação cada vez mais frequente com o meio ambiente faz alvorar a utilização de bicicletas no meio de transportes e, em consequência, o ciclismo torna-se mais forte. No nosso caso, classificaria a aventura como cicloturismo. Nesse contexto, acompanhados pela abençoada chuva, partimos às 8:00 horas de sábado (17) para o acolhedor distrito de Santa Rita. Desnecessário comentar o quão mais alegres acham-se as matas, os rios, córregos, represas, pássaros e transeuntes, após a longa estiagem que assolou o Brasil, e mais severamente o nordeste brasileiro, no qual geograficamente deveríamos pertencer. Até a lama e os percalços de uma estrada desprovida de asfalto é motivo de euforia. Viva São Pedro, DEUS, a chuva e cuidado com os homens não tão de boa vontade e sim de ganância desenfreada. Aos últimos, atribuo o destempero da natureza com suas secas prolongadas e agoniantes.

Bela Igreja do Rosário em Chapada do Norte-MG.
Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira
        Não querendo cansar os assíduos leitores do blog, deixamos de lado os pormenores da aventura ciclística. As fotos que ilustram esta nota, por si só retratam o nosso encantamento; contudo, enfatizo a satisfação em testemunhar a beleza e preservação do acervo histórico da cidade de Chapada do Norte. Destaco as Igrejas do Rosário e Matriz, a encantadora fachada da Casa Paroquial e o premiado Prédio da Biblioteca Municipal daquela urbe. Vale ainda, o registro pelos jardins que circundam alguns desses belos casarões, por estarem bem cuidados. De negativo, registramos o esgoto, que corre a céu aberto na saída para Berilo. Esperamos dos órgãos responsáveis uma solução com a urgência que o fato requer. Ainda na esteira do encantamento festejamos o privilegiado distrito de Santa Rita, margeado pelo essencial e belo Rio Araçuaí, especialmente neste período de águas abundantes. Às 12:30 horas aproximadamente, apeamos e fomos acolhidos no belíssimo casarão da família “Machado”, tão fascinante como grande e curioso. A curiosidade repousa no fato de, em pleno perímetro urbano, no centro do distrito, ser o referido casarão servido por um curral. Cena bucólica seria sair na porta da grande cozinha e saborear o leite retirado ali mesmo. Inusitado. Agradecemos a hospitalidade e simpatia dos santa-ritenses e dos ciclistas mirins de Chapada que nos acompanharam ida e volta pelas ruas da sua tradicional e rica cidade. Valeu!

* Mauro Aécio é servidor público estadual (TJMG), amante da natureza e grande incentivador das práticas esportivas, em especial o ciclismo.

Chegada em Chapada do Norte-MG. Recepção dos ciclistas mirins local.
Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira

Bela Igreja do Rosário em Chapada do Norte-MG.
Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira
Igreja em Chapada do Norte-MG.
Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira


*Digno de nota: O total do percurso (7 horas e ¹/²) foi realizado pelo colega Mauro Aécio no trajeto Minas Novas-Santa Rita do Araçuaí-Minas Novas. Este blogueiro realizou somente o percurso Minas Novas-Santa Rita em 4 horas.   
Artista Leandro pintando os bancos da praça em Santa Rita (Casarão de "Nem de Dão"). Ao fundo o belíssimo Casarão de "Janjão"



Mais Fotos (clique nas fotos para ampliá-las)


Ponte sobre o Rio Araçuaí, em Santa Rita

Confraternização em Santa Rita
Ponte sobre o Rio Araçuaí, em Santa Rita





         



   


Chegada em Santa Rita do Araçuaí

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    4 comentários:

    Bruno Caldeira disse...

    Muito show hein Bernardo! Também costumo fazer esses programas com alguns amigos do rádio por aqui.. As pessoas tem se esquecido dessas alternativas de relaxar e exercitar!! Vocês provaram o que pregam rsrsrs... Grande abraço!

    Anônimo disse...

    Bernardo e Maurão,

    Parabéns pela mais nova aventura cicloturística. Me lembrei de quando estive em Santa Rita no começo de 2010 juntamente com o amigo Rubens Eduardo (quase que o São Caetano subiu, hein?), Tó Taxista e o MM. Juiz de Direito da Vara de Sucessões e Execuções Fiscais da Comarca de Minas Novas. Saudades da querida MN! Abraços a todos,

    Ronaldo Borges

    Aécio Miranda disse...

    Que inveja Bernardo (mas é inveja boa). Espero que esse passeio se torne um circuito, um evento, que cada vez mais, novos apaixonados possam participar. Vou começar a treinar para o ano que vem. Parabéns pelas imagens, pelos comentários, pela iniciativa.
    Forte abraço,
    Aécio

    Bernardo Vieira disse...

    Obrigado aos amigos Bruno Caldeira, Dr. Ronaldo e Aécio. Essa aventura deveria ser feita por todos. Só praticando para saber o quanto é gostoso e saudável praticar o cicloturismo.

    Grande abraço,

    Bernardo

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger