*Por Mauro Aécio
A convite do
idealizador deste blog o entusiasta Bernardo Vieira, percorremos de bike pelo
itinerário convencional entre Minas Novas e o distrito de Santa Rita do
Araçuaí, município de Chapada do Norte, nos dias 17 e 18 de novembro próximo
passado. Espelhando no colunista Eduardo Almeida Reis, do jornal de maior
tiragem das alterosas, recorro-me à etimologia da palavra entusiasmo, do
grego em + theos, literalmente em DEUS, para tentar buscar um adjetivo a
adequar-se ao blogueiro Bernardo, pessoa da qual envaideço-me em tê-lo no rol
dos amigos.
Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira |
A preocupação cada vez mais frequente com o meio ambiente faz alvorar a utilização de bicicletas no meio de transportes e, em consequência, o ciclismo torna-se mais forte. No nosso caso, classificaria a aventura como cicloturismo. Nesse contexto, acompanhados pela abençoada chuva, partimos às 8:00 horas de sábado (17) para o acolhedor distrito de Santa Rita. Desnecessário comentar o quão mais alegres acham-se as matas, os rios, córregos, represas, pássaros e transeuntes, após a longa estiagem que assolou o Brasil, e mais severamente o nordeste brasileiro, no qual geograficamente deveríamos pertencer. Até a lama e os percalços de uma estrada desprovida de asfalto é motivo de euforia. Viva São Pedro, DEUS, a chuva e cuidado com os homens não tão de boa vontade e sim de ganância desenfreada. Aos últimos, atribuo o destempero da natureza com suas secas prolongadas e agoniantes.
Bela Igreja do Rosário em Chapada do Norte-MG. Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira |
Não querendo cansar os assíduos leitores do blog, deixamos de lado os pormenores da aventura ciclística. As fotos que ilustram esta nota, por si só retratam o nosso encantamento; contudo, enfatizo a satisfação em testemunhar a beleza e preservação do acervo histórico da cidade de Chapada do Norte. Destaco as Igrejas do Rosário e Matriz, a encantadora fachada da Casa Paroquial e o premiado Prédio da Biblioteca Municipal daquela urbe. Vale ainda, o registro pelos jardins que circundam alguns desses belos casarões, por estarem bem cuidados. De negativo, registramos o esgoto, que corre a céu aberto na saída para Berilo. Esperamos dos órgãos responsáveis uma solução com a urgência que o fato requer. Ainda na esteira do encantamento festejamos o privilegiado distrito de Santa Rita, margeado pelo essencial e belo Rio Araçuaí, especialmente neste período de águas abundantes. Às 12:30 horas aproximadamente, apeamos e fomos acolhidos no belíssimo casarão da família “Machado”, tão fascinante como grande e curioso. A curiosidade repousa no fato de, em pleno perímetro urbano, no centro do distrito, ser o referido casarão servido por um curral. Cena bucólica seria sair na porta da grande cozinha e saborear o leite retirado ali mesmo. Inusitado. Agradecemos a hospitalidade e simpatia dos santa-ritenses e dos ciclistas mirins de Chapada que nos acompanharam ida e volta pelas ruas da sua tradicional e rica cidade. Valeu!
* Mauro Aécio é servidor público estadual (TJMG), amante da natureza e grande incentivador das práticas esportivas, em especial o ciclismo.
Chegada em Chapada do Norte-MG. Recepção dos ciclistas mirins local. Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira |
Bela Igreja do Rosário em Chapada do Norte-MG. Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira |
Igreja em Chapada do Norte-MG. Foto: Mauro Aécio/Bernardo Vieira |
*Digno de nota: O
total do percurso (7 horas e ¹/²) foi realizado pelo colega Mauro Aécio no
trajeto Minas Novas-Santa Rita do Araçuaí-Minas Novas. Este blogueiro realizou somente o
percurso Minas Novas-Santa Rita em 4 horas.
Artista Leandro pintando os bancos da praça em Santa Rita (Casarão de "Nem de Dão"). Ao fundo o belíssimo Casarão de "Janjão" |
Mais Fotos (clique nas fotos para ampliá-las)
Ponte sobre o Rio Araçuaí, em Santa Rita |
Confraternização em Santa Rita |
|
Chegada em Santa Rita do Araçuaí |
4 comentários:
Muito show hein Bernardo! Também costumo fazer esses programas com alguns amigos do rádio por aqui.. As pessoas tem se esquecido dessas alternativas de relaxar e exercitar!! Vocês provaram o que pregam rsrsrs... Grande abraço!
Bernardo e Maurão,
Parabéns pela mais nova aventura cicloturística. Me lembrei de quando estive em Santa Rita no começo de 2010 juntamente com o amigo Rubens Eduardo (quase que o São Caetano subiu, hein?), Tó Taxista e o MM. Juiz de Direito da Vara de Sucessões e Execuções Fiscais da Comarca de Minas Novas. Saudades da querida MN! Abraços a todos,
Ronaldo Borges
Que inveja Bernardo (mas é inveja boa). Espero que esse passeio se torne um circuito, um evento, que cada vez mais, novos apaixonados possam participar. Vou começar a treinar para o ano que vem. Parabéns pelas imagens, pelos comentários, pela iniciativa.
Forte abraço,
Aécio
Obrigado aos amigos Bruno Caldeira, Dr. Ronaldo e Aécio. Essa aventura deveria ser feita por todos. Só praticando para saber o quanto é gostoso e saudável praticar o cicloturismo.
Grande abraço,
Bernardo
Postar um comentário
As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.