sábado, 4 de fevereiro de 2012

CONHEÇA A USINA DE IRAPÉ, A MAIS ALTA DO BRASIL

DESAFIOS DE ENGENHARIA


A Usina Irapé representou uma das mais difíceis obras de engenharia realizadas no País. Tecnicamente, o projeto era complexo e arrojado por combinar características físicas e geológicas adversas com prazo de execução curto, inicialmente, de 40 meses.

Municípios atingidos pela Barragem de Irapé
O consórcio construtor, liderado pela Andrade Gutierrez, com participação da Odebrecht e Voith Siemens, ergueu a mais alta barragem do Brasil, com 208 metros de altura, o equivalente a três prédios de 70 andares.

A obra foi desafiadora, pois o rio, no local do empreendimento, possui um cânion profundo e sem acesso, o que complicou toda a logística de construção. Nessas condições, foi feito um grande movimento de escavações e aterro de solo e rocha, da ordem de 9 milhões de m³ de escavações e 10 milhões de m³ de aterro, além de perfurações de cerca de 9 km de túneis.

Os técnicos também se empenharam na construção de um vertedouro incomum: em vez de calha a céu aberto, ele foi construído dentro de três túneis escavados na rocha, cada um com mais de 600 metros de extensão.

Histórico: 43 anos entre planejamento e execução

1963 - Levantamento do potencial do Rio Jequitinhonha
1984 - Revisão dos dados
1998 - Cemig vence licitação de concessão de implantação realizada pela Aneel
2000 - Cemig assina contrato de concessão
2002 - Início das obras civis
2003 - Desvio do Rio Jequitinhonha e início da construção da barragem
2005 - Início do enchimento do reservatório
2006 - Inauguração e início da operação comercial
Características técnica
  • Município: Grão Mogol (casa de força) 
  • Localização: Rio Jequitinhonha, 2 km abaixo da foz do Rio Itacambiruçu, na divisa dos municípios de Berilo e Grão Mogol, no Alto Jequitinhonha 
  • Potência instalada: 360 MW inicial, com máquinas projetadas para alcançar 390 MW, energia suficiente para atender a população de uma cidade de 1 milhão de habitantes (3 cidades do porte de Montes Claros) 
  • Altura da barragem: 208 metros, a mais alta do Brasil e a segunda mais alta da América Latina 
  • Área do reservatório: 137 km² 
  • Início de construção: setembro de 2002 
  • Entrada em operação: julho de 2006
INVESTIMENTOS E BENEFÍCIOS

Marco para o desenvolvimento do Vale do Jequitinhonha, a Usina Irapé representou um investimento da ordem de R$ 1 bilhão, com aporte de cerca de R$ 120 milhões pelo Governo Estadual.

Usina de Irapé: A mais alta do Brasil
A construção da usina gerou cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos e possibilitou também a dinamização da economia local e regional, devido ao aumento da demanda por bens e serviços. No seu pico de construção, no final de 2004, a obra empregou 3,7 mil pessoas, entre engenheiros, operadores de máquina, mecânicos, operários de construção e montagem, pedreiros, serventes, técnicos diversos e motoristas.

Em torno de Irapé, também houve uma grande movimentação em prestação de serviços nos setores do comércio, hotelaria, transporte e outros.

Benefícios

Além do impacto positivo na criação de empregos, a usina permite aumentar a disponibilidade e a qualidade da energia elétrica na região e propicia condições para a atração de novos investimentos em atividades sociais, comerciais, rurais e industriais.


Outro benefício está relacionado à geração de receita, por meio do pagamento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Hídricos para Fins de Geração de Energia Elétrica aos municípios de sua área de abrangência.
Durante a obra, houve aumento da arrecadação do Imposto Sobre Serviços (ISS) para os municípios onde foram instalados o canteiro de obras da usina e outras atividades contratadas pela Cemig, como a infraestrutura dos reassentamentos.

O reservatório de 137 km² permite potencializar a vocação turística da região, criando uma área de lazer para a população. Além disso, o barramento de Irapé regularizou a vazão do Rio Jequitinhonha a jusante, fato que poderá ser utilizado para incrementar o abastecimento de água para os municípios próximos de sua margem. Significa, ainda, nova opção de travessia do Rio Jequitinhonha.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Anônimo disse...

    Sabe que tipo de turbina é usado no gerador dessa hidreletrica?

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger