terça-feira, 14 de junho de 2011

MINAS NOVAS-MG: UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

  • Elevação à Vila: 02 de outubro de 1730
  • Fundação: 29 de junho de 1727 - Arraial das Lavras Novas dos Campos de São Pedro do Fanado
Minas Novas, antes denominada Arraial das Lavras Novas dos Campos de São Pedro do Fanado, foi fundado, pelo bandeirante paulista Leme do Prado. Ele veio à cata de ouro, encontrado em abundância no arraial. Deixando a região do rio Manso próximo a Diamantina, devido a uma epidemia e procurando o rio Araçuaí e o rio Itamarandiba, Sebastião Leme do Prado, juntamente com outros paulistas, vieram a encontrar o rio Fanado por erro de rota e mais tarde o ribeirão Bom Sucesso.

Em 1821 foi construído por João de Barro, o famoso Sobradão, 1º prédio do Brasil de quatro andares, em pau-a-pique.


A notícia do ouro correu o sertão e em pouco tempo havia se formado na região um aglomerado humano. O povoado foi elevado à condição de vila no dia 2 de outubro de 1730, recebendo o nome Vila de Nossa Senhora do Bom Sucesso das Minas Novas do Araçuaí (obelisco próximo ao Funchal, marca o local).

Criada como arraial da Vila do Príncipe (hoje município do Serro), Minas Novas passou a pertencer ao território baiano até 28 de setembro de 1760. Passou novamente a integrar a capitania de Minas Gerais, sob a jurisdição do Ouvidor da Comarca do Serro Frio, mas permanecendo eclesiasticamente ligada à Diocese de Jacobina, da Bahia. Pela provincial de 9 de março de 1840, foi elevada a categoria de município com o nome de Minas Novas.


Igreja do Rosário


Foi o maior município do Estado de Minas Gerais. Do antigo município foram criados 65 municípios mineiros de hoje, entre os quais podemos citar: Teófilo Otoni, Nanuque, Araçuaí, Salto da Divisa, Capelinha, Itamarandiba, Turmalina, Leme do Prado, dentre outros.

Outras atrações são a Festa de Nossa Senhora do Rosário e o carnaval, um dos melhores de Minas.

Carnaval em Minas Novas-MG

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    18 comentários:

    manoel ferreira barbosa disse...

    Prefeito de Minas Novas preoculpa com outras coisa e esquece dos Destrito como Baixa Quente a escola esta enundada de agua nada deles da apoio,So vem no destrito só pedir voto.hoje eu procurei o prefeito para falar dos problema o ele não tava nunca ele ta lá prefeitura.

    Elcio Jansen _ Distr.Guia disse...

    Bernardo sou inicante nesse mundo de blog gostei muito desse seu modelo pois pretendo criar algo assim para minha cidade como posso conseguir um template similar

    elciojansen@hotmail.com

    Paulo Sergio disse...

    Olá Bernardo,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela excelente idéia e criatividade do blog. É um excelente canal de informação e divulgação da cultura, informações e notícias em geral sobre o Vale e consequentemente sobre Minas Novas. Sou minasnovense e há nove anos resido em Belo Horizonte, mas sou também um eterno apaixonado pela cultura do Vale. E agora com o blog posso te dizer que estou mais informado a respeito do que ocorre na região, o que há algum tempo atrás, era praticamente impossível.
    Mais uma vez meus parabéns pela brilhante idéia. Seu blog tá bombando..rsss
    Ah, gostaria de aproveitar a oportunidade e te pedir, se possível é claro, você publicar no blog um artigo que escrevi sobre os impactos casusados pela Usina Hidrelétrica de Irapé, e inclusive foi publicado pela UFMG e pela UFVJM. Se for possível, posso enviar uma cópia pra vc via e-mail? tentei colar o link do site que ele foi publicado, mas não deu certo.
    Desde já agradeço,

    Atenciosamente,

    Paulo Sergio F Costa

    Bernardo Vieira disse...

    Prezado Paulo Sérgio,

    Será um prazer publicar seu estudo.
    Basta mandar para o email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com

    Grande Abraço

    Bernardo Vieira

    Anônimo disse...

    Bernardo.
    Parabens pelo excelente trabalho,tenho acompanhado as noticias,sua postura etica acompanhada com muita
    criatividade e boas informações.
    Um abraço.

    Ailton








    .

    Bernardo Vieira disse...

    Obrigado Ailton, sempre bom ouvir isso de pessoas sérias como você. Grande Abraço.

    xzmartins disse...

    boa noite para mim hoje , e um grande prazer, ligar meu computar e ver as notiçias , da minha terra querida, bom saber , q a tecnologia , ja esta ai . morro aqui em piracicaba . mesmo tendo passado por muitas dificuldade, ai eu amo minha terra . mas muita coisa como em todo lugar deve melhorar. como na saude, fui ai no final do ano passaodo, e ainda tem pessoas q nunca foi ao medico.

    Anônimo disse...

    Olá Bernardo, sou natural de Minas NOvas e moro atualmente em São Paulo, adorei o seu blog, é algo que realmente estava faltando para poder expressar nossos sentimentos e ideias sobre a nossa terrinha querida. Gostaria de dizer que adoro a minha cidade, mas anda muito esquecida pelos governantes, entra ano sai ano, vou ai e a cidade continua na mesmice, sem contar que na rodoviária não tem um banheiro publico descente para receber turistas, e ai fico pensando: Como é que a cidade pode crescer com essa falta de estrutura, a começar por um banheiro público, uma vergonha, o povo ai tá ESQUECIDO...se quiser fazer um tratamento tem que sair para a cidade mais próxima, cadê os impostos que esse povo paga??? Emprego, nem se fala, ate uma carteira de trabalho não tira ai, o que fazer com essa pouca VERGONHISSE???
    Obrigada pela oprotunidade de poder relatar isso.

    Anônimo disse...

    Bernardo... A cada dia que passa admiro mais e mais seu profissionalismo e ética diante dos avanços e retrocessos do nosso Vale...

    Confiamos muito em você e no seu trabalho!
    Parabéns pela iniciativa admirável!

    Estamos precisando de pessoas como você no comando da nossa cidade... Acho que tá na hora de pensar em engajar e avançar com a nossa política, não acha? rs...

    Um grande abraço!

    Mônica Soares disse...

    Oi Bernardo,

    Gostaria de Parembenizá-lo.
    Tambem acho que Minas Novas parou no tempo, e que precisa de jovens na política. Sempre estou em Minas Novas mesmo por causa do trabalho, e adoro esse lugar. Mas realmente precisa melhorar. Mesmo porque as cidades vizinhas que ja perteceram Minas Novas estao crescendo e Minas Novas Nada.
    Abraços.

    Anônimo disse...

    Sou apaixonada por Minas Novas, mais como foi dito nos ultimos 8 anos Minas Novas parou no tempo.Ta passando da hora de mudança! Parabéns pelo blog Bernado!

    Anônimo disse...

    Ola Bermardo tenho muitas saudades do nosso tempo de escola.Parabens pelo Blog. Davidson(Pretinho)

    Iara Baracho disse...

    Olá Bernardo, parabéns pelo seu Blog!
    Sou de Diamantina e atualmente moro em Minas Novas.
    Vim a Minas Novas passear e amei a cidade. Hoje moro aqui e fico muito triste em ver a cidade que teve uma Historia relevante na época do ciclo do ouro, tão esquecida pelos governantes

    Anônimo disse...

    Obrigado pelas publicaçoes, e por nos deixar mais proximos destas belas mulheres da regiao, no qual tenho saudades.

    Anônimo disse...

    Olá Bernardo!
    Meu bisavô foi professor na freguesia de Santo Antonio do Passa Vinte pertencente a Minas Novas no ano de 1885. Se vc poder me ajudar, gostaria de saber se ele nasceu em Minas Novas. O nome dele é Lauro de Lagos Ferreira de Araujo.
    Meu nome é Clara sou do RJ.

    Bernardo Vieira disse...

    Olá Clara. Obrigado pelo contato.
    Olha, o sobrenome é comum aqui em Minas Novas. Porém fica difícil pelo nome saber quem é, se é de Minas Novas ou não.
    Acredito que no Cartório de Registro Civil (33 3764 1108) você consiga alguma informação.

    Att,

    Bernardo Vieira
    Blog do Jequi

    luiz fernando disse...

    minas novas e uma cidade historica mais ela precisa evoluir no mordernismo.

    Unknown disse...

    É UM ABSURDO O QUE ESTÃO FAZENDO COM A NOSSA VELHA MINAS NOVAS, SERÁ PORQUE É VELHA?

    NOS TEMPOS ANTIGOS, TIRARAM A ESCOLA NORMAL.

    RECENTEMENTE, LEVARAM O SENAI, A FACULDADE, A EMISSÃO DE IDENTIDADES, O ATENDIMENTO AOS ACIDENTADOS QUE PRECISAM DE ORTOPEDISTA.

    AGORA POR ÚLTIMO LEVAM O BRADESCO, ESTAMOS PERDENDO TUDO PARA AS CIDADES VIZINHAS.

    CONTERRANEOS, A ÚNICA ARMA É BOICOTAR ESTE BANCO, CANCELANDO AS CONTAS NO MESMO, CASO CONTRÁRIO QUANDO PRECISARMOS DE ALGO NO BRADESCO TEREMOS QUE DIRIGIR ATÉ TURMALINA.

    ESPERO QUE NOSSOS REPRESENTANTES POLITICOS FAÇAM ALGUMA COISA.


    A UNIÃO FAZ A FORÇA

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger