quarta-feira, 4 de novembro de 2015

MORADORES DA CHAPADA DO NORTE ESTÃO SEM ÁGUA HÁ QUINZE DIAS

Falta de água é um problema antigo e que sempre se intensifica neste período de estiagem.

A cidade é atendida pela Copasa e já pode ter passado até vinte e cinco dias seguidos sem água nas torneiras. É o que conta o José Maria Rodrigues dos Santos, morador da região.



A Copanor informa que o longo período de estiagem, associado ao aumento do consumo de água devido ao forte calor, tem levado à redução drástica do nível dos mananciais e prejudicado o abastecimento de Chapada do Norte.

A empresa disse ainda que várias medidas estão sendo tomadas como a construção de uma nova estação de tratamento de água e de outros dois reservatórios, além da limpeza da barragem do Rio Capivari e contratação de caminhões-pipa.

Problema antigo

Em 2013 o Blog do Jequi já havia noticiado a falta de água em Chapada do Norte (ver aqui). Moradores sofrem com a falta de água e tem que se socorrer a caminhões pipas ou mesmo buscar água nas comunidades ou municípios vizinhos.

O professor Maurício Costa, de Chapada do Norte, há algum tempo vem alertando as autoridades e moradores da região sobre a crise hídrica. Em seu blog (http://mauricioapcosta.blogspot.com.br/) é possível ver várias publicações a respeito.

Rio Capivari, que abastece Chapada do Norte secou. Foto: Maurício Costa

O morador denunciou as condições em que se encontra o Rio Capivari, que abastece o município. Veja o vídeo: 




População reclama de obras

Moradores reclamam, além do período de seca que atinge a região, de obras realizadas na barragem sobre o rio Capivari. Um possível erro técnico quanto ao local onde foi feita a barragem sobre o rio Capivari é apontado como um dos problemas para a captação de água pela Copanor.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger