terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

PESQUISADOR DANIEL RENAUD REVELA PESQUISAS EM COMUNIDADES DO VALE DO JEQUITINHONHA

O pesquisador Daniel Renaud Camargo do Grupo de Estudos em Educação Ambiental Desde El Sur (GEASur) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desenvolveu um estudo ao longo dos últimos 6 anos que revelou detalhes sobre as relações entre o meio ambiente, a cultura e a história das comunidades de Cachoeira do Norte, Santa Rita do Araçuaí e São Sebastião da Boa Vista.

Trabalho do pesquisador Daniel Renaud Camargo.

A investigação que se iniciou no ano de 2012 durante sua graduação se aprofundou ao longo dos últimos anos resultando na pesquisa de mestrado intitulada "Lendas, Rezas e Garrafadas: Educação Ambiental de Base Comunitária e os Saberes Locais no Vale do Jequitinhonha" no qual desenvolveu uma proposta de Educação Ambiental contextualizada à realidade das comunidades a partir dos saberes e das memórias dos moradores da região.

O pesquisador esteve nas comunidades ministrando palestras sobre os resultados de suas pesquisas e destacou a urgência de projetos de recuperação ambiental para a região, apontando a técnica de agricultura sintropica e sistemas agroflorestais como uma alternativa viável para produzir alimentos, recuperar nascentes e promover uma melhoria nas condições da biodiversidade local.

Além disso, paralelamente às pesquisas de graduação e mestrado o pesquisador desenvolveu uma série de projetos centrados na cultura local, incluindo os projetos: Músicas e Cantigas do Vale (que documenta a musicalidade popular da região); bênçãos, rezas e orações (focado na cultura de benzedeiras e rezadores de Chapada do Norte); Contos, Lendas e Histórias do Jequitinhonha; Oficinas de Folclore e Cultura popular; além de exposições de arte produzidas pelo próprio pesquisador que retratam elementos da cultura, história e natureza das comunidades.

PROJETO CONTOS, LENDAS E HISTÓRIAS DO JEQUITINHONHA

Projeto que produz registros sobre Contos, Lendas e Histórias do Vale do Jequitinhonha


PROJETO BÊNÇÃOS, REZAS E ORAÇÕES


Projeto que documenta a cultura de benzedeiras e rezadores do Vale do Jequitinhonha.


​PROJETO MÚSICAS E CANTIGAS DO VALE

Projeto dedicado a auxiliar no processo de documentação e divulgação da musicalidade popular de comunidades do Vale do Jequitinhonha.



Quem é Daniel Renaud


Daniel Renaud Camargo é Bacharel em Ciências Ambientais e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).



​Desenvolve pesquisas sobre cultura popular, educação ambiental, educação popular e história de Comunidades do Vale do Jequitinhonha.

Atua com Educação Ambiental de Base Comunitária em uma perspectiva de proteção dos Saberes Locais.
Recentemente começou a produzir desenhos e ilustrações em Nanquim, Aquarela, Arte digital e Grafite.

Informações:
https://danielrenaudbr.weebly.com
https://facebook.com/bencaosrezaseoracoes
https://facebook.com/musicasecantigasdovale
https://www.facebook.com/contoslendasehistorias/
https://www.youtube.com/channel/UCceIClppNo4w_voy9vlNCNw

Texto base do Blog do Tim

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger