quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Projeto resgata e valoriza o acesso à cultura local de crianças moradoras de comunidades

“Casinha de Cultura” está presente no Vale do Jequitinhonha, no Vale do Mucuri e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A ação é desenvolvida pela organização social ChildFund Brasil.

Qualquer criança gostaria de estar em um lugar onde é possível brincar livremente, fantasiar, construir os seus próprios passatempos e ler. Assim é a Casinha de Cultura, um espaço de encontro e convivência nas comunidades, desenvolvida pelo ChildFund Brasil.
Criado em 1999, o projeto conta com diversas ações que visam resgatar e valorizar o acesso à cultura local e regional em suas variadas formas de expressão, firmar raízes culturais de geração a geração, incentivar a brincadeira e a leitura. As “casinhas” estão localizadas no baixo e médio Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A Casinha de Cultura oferece atividades integradoras como a contação de histórias, danças, músicas típicas da região, festas e comemorações regionais e folclóricas. Todas as atividades acontecem com o envolvimento de todos os moradores, estimulados pelos “brincantes” da equipe técnicas das entidades conveniadas ao ChildFund Brasil. Canções, brincadeiras, histórias antigas, que muitas vezes estão sendo esquecidas, são resgatadas com visitas às famílias e aos idosos das comunidades. Todas as ações são registradas em livros e vídeos pelos próprios participantes.
A metodologia do projeto foi construída a partir de um diagnóstico no Vale do Jequitinhonha que constatou a degradação da cultura local, a desvalorização do brincar entre as crianças e o enfraquecimento do vínculo familiar e comunitário. Tudo agravado pelas dificuldades com a sobrevivência, a falta de opções de lazer e os efeitos da globalização que apaga a diversidade.
De acordo com o coordenador de projetos sociais do ChildFund Brasil no Vale do Jequitinhonha, Júlio César dos Santos, a Casinha de Cultura é uma referência nas comunidades. “O espaço visa a socialização infanto juvenil e em função das atividades artísticas, culturais e de lazer que são desenvolvidas. Ainda, oportuniza a convivência inter geracional, o resgate da identidade e cultura local, a valorização do saber popular e a vivência do lúdico”, explica.

Para a frequentadora da Casinha de Cultura da comunidade São João da Chapada, no Vale do Jequitinhonha, Maisa Pedrosa, 14, o projeto transformou a vida dela especialmente depois que seus pais faleceram, em 2013. “Na Casinha eu me sinto muito feliz e aqui pude ver que a minha vida continuava depois do falecimento dos meus pais. Uso o espaço para pensar, ler e as pessoas de lá me dão forças todos os dias”. Maisa conta também que adora participar das atividades artesanais da Casinha. “O que eu mais gosto de fazer é as oficinas de brinquedos de pet e a da boneca de palha. Eu gosto muito de vir aqui”, diz.
A Casinha de Cultura é um importante capital intelectual do ChildFund Brasil. Para 2015, o desafio é buscar novos conhecimentos e técnicas para aprimorar, instrumentalizar os processos e, futuramente, aumentar a atuação das casinhas. Para o Diretor Nacional da organização, Gerson Pacheco, o projeto além de levar cultura é um agente de desenvolvimento social. “A criança que tem acesso à cultura desde cedo se torna muito mais preparada para os estudos, para o trabalho e para a vida. Isso quer dizer que o contato com a cultura pode mudar o futuro das famílias em situação de pobreza no país.”, conclui.
Sobre o ChildFund Brasil
O ChildFund Brasil é uma organização de desenvolvimento social que por meio de elaboração e monitoramento de programas e projetos sociais mobiliza pessoas para a transformação de vidas. Crianças, adolescentes, jovens, famílias e comunidades em situação de risco social são apoiadas para que possam exercer com plenitude o direito à cidadania.
No Brasil, a organização já atua há 48 anos e atualmente está presente em 42 municípios, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais, Piauí, Amazonas e Bahia. Atende mais de 55 mil crianças, adolescentes e jovens, em 50 organizações sociais parceiras, beneficiando diretamente aproximadamente 178 mil pessoas entre crianças, adolescentes e suas famílias. Mais informações pelo site www.childfundbrasil.org
Por Yan Fernandes

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger