segunda-feira, 23 de março de 2015

POPULAÇÃO DE MINAS NOVAS LANÇA PROJETO “ARBORIZAR - MINAS NOVAS + VERDE”

Ideia é arborizar as principais avenidas, bem como recuperar as praças do município.


Um grupo de moradores de Minas Novas iniciou um projeto que vem ganhando destaque no município. Diante da necessidade de ver uma cidade mais arborizada, foi criado o projeto “ARborizar Minas Novas-MG + Verde”. A ideia é arborizar as principais avenidas da cidade, bem como revitalizar algumas praças.


Serão plantadas, de forma gradual, aproximadamente 400 mudas, com previsão de início de execução no mês de abril/2015, nos seguintes pontos demarcados: Praça São Gonçalo, Rua Quintino Bocaiuva, Rua Getúlio Vargas, Praça Sebastião Leme do Prado, Praça Do Amparo, Av. Valdemar César Santos, Av. Delfim Moreira, Praça da Gruta e Av. Israel Pinheiro.


O Projeto

O projeto “Arborizar – Minas Novas + Verde” é uma iniciativa popular, voluntária e apartidária que começou com a mobilização de cidadãos que enxergaram a necessidade de plantar arvores na cidade de Minas Novas para tentar amenizar os efeitos do calor e melhorar a paisagem da mesma. De início, foi formada uma equipe composta de técnicos das áreas agronômica, ambiental e jurídica, bem como por outros voluntários.

Avenidas onde serão plantadas as árvores. Foto: Divulgação (Clique para ampliar)

Foram realizadas diversas reuniões para se construir o projeto e em seguida convidou-se lideranças locais da comunidade e do poder público e privado para conhecer e participarem do mesmo. O projeto hoje conta com a parceria e apoio de empresas, instituições e com o governo municipal.
          
Foi protocolizado pelo grupo um Projeto de Lei Municipal junto a Câmara Municipal, para resguardar a integridade das árvores urbanas através da aplicação de multas e também para incentivar o plantio de outras árvores.

O Projeto de Lei Municipal foi protocolado junto a Câmara Municipal de Minas Novas-MG e será votado na próxima terça-feira (24/03) pelos vereadores minasnovenses.


A equipe do projeto é composta vários membros da sociedade civil, bem como de um núcleo gestor, ou seja uma equipe que está mais à frente dos trabalhos. Esta é composta pelo Joel Lima, técnico da EMATER-MN; Dr. Altamiro Pinto, advogado e membro da ARPA-MN; Willer Durval, Eng. Agrônomo e Músico; Patrícia Coelho Dias, zootecnista; Cleuson Marconi, da ASCOPI; Roberto Sousa, do CODEMA-MN; Renato e Carlos, da Secretaria de Assuntos Rurais e Meio Ambiente-MN; professora Wilsa Beatriz e pelo psicólogo Andson Santana.

O projeto até o momento não tem renda financeira e depende de contribuição dos parceiros para doação das mudas e financiamento de despesas. Com este intuito, foi entregue nas mãos das empresas de grande porte que atuam no município, uma cópia do projeto contendo, objetivos, justificativa, orçamento, etc.

Atualmente o projeto conta com alguns parceiros: EMATER-MG, Secretaria de Assuntos Rurais e Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Urbanismo, ASCOPI - Associação Comunitária de Promoção e Incentivo Aos Grupos de Produção Alternativa de Minas Novas, ARPA -Associação de Recuperação e Proteção do Meio Ambiente da Comarca de Minas Novas, CODEMA -Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, ACE – Associação Comercial e Empresaria de Minas Novas, Moovi Comunicação, IEF - Instituto Estadual de Florestas, Escola Estadual José Bento Nogueira, Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Escola Estadual Dr. Agostinho da Silva Silveira, Escola Municipal Gabriela Araújo, Rádio Bom Sucesso, Blog do Jequi, COPASA-MG, Banco do Brasil S/A – Agência de Minas Novas, Câmara Municipal de Minas Novas e Polícia de Meio Ambiente de Minas Gerais.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger