quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MORRE EM MINAS NOVAS-MG, AOS 88 ANOS, A ARTESÃ “ANA DO BAÚ”

Artesã, natural de Campo Alegre, Turmalina-MG, artesã faleceu na madrugada de 28/01/2015.

Morreu na madrugada desta quarta-feira (28/01), em Minas Novas, a artesã Ana Fernandes de Souza, a popular Ana do Baú, aos 88 anos de idade. Foi sepultada às 14:00 horas, no cemitério de Minas Novas.

A artesã é natural de Campo Alegre, distrito de Turmalina. O apelido vem da época que residiu na Fazenda do Baú, proximidades de Minas Novas. Famosa artesã da região, destacou-se pelas peculiares bonecas com rolinhos no cabelo e sorriso estridente. Chama atenção o cuidado com que realiza suas peças. "Mesmo nos meus bules menores se podia beber água; eu escavava direitinho, para que ficasse bem feito, trabalho de muita paciência. Isso ninguém fazia", conta ela.

Dona Ana parou de trabalhar com cerâmicas há cerca de 20 anos, logo após a morte da irmã adotiva e companheira de vida Natália: "Estava acostumada a trabalhar em parceria com a Natália e trabalhar sozinha ficou pesado". Apesar do belo trabalho e da disponibilidade em ensinar, a artista não deixou seguidores de seu estilo de fazer artesanato. Pois segundo ela, faltou interesse no aprendizado: "Ensinar o trabalho eu ensinava, mas a maioria das pessoas não queria aprender, não tinham paciência".


Em sua casa, Dona Ana não conserva nenhuma de suas obras. As últimas peças que possuía - recordações de família ou objetos funcionais - foram solicitadas por estudiosos, turistas ou curiosos que visitaram sua casa. As peças de Ana do Baú podem ser vistas no Memorial da América Latina, em são Paulo, em acervo reunido pelos franceses Jacques e Maurren Bisilliat.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger