terça-feira, 29 de julho de 2014

CIDADES DO VALE DO JEQUITINHONHA DECRETAM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Falta de chuvas têm afetado principalmente cidades do norte e vale do Jequitinhonha e Mucuri.

Por causa da seca e estiagem, 134 municípios decretaram situação de emergência em Minas Gerais desde o início do ano. As últimas cidades a entrar para a lista foram Francisco Badaró, no Vale do Jequitinhonha, Ibiracatu e Montalvânia, no norte do Estado. 

Seca afeta principalmente municípios 
do semiárido mineiro Record/Reprodução

Segundo o meteorologista do Centro de Climatologia Templo Clima, Dayan Diniz de Carvalho, a seca é comum nesta época do ano, mas em algumas regiões pode ter sido agravada pela baixa precipitação registrada no último período chuvoso.   

— Desde o início do anos, as chuvas ficaram 75% abaixo do esperado e isso contribui para que o solo fique mais seco, haja menos evaporação e, consequentemente, o ar também fique mais seco.  

Ainda segundo o especialista, a situação é mais preocupante nas região norte, e nos vales do Jequitinhonha e Mucuri. Entretanto, ele afirma que alguns municípios do Triângulo Mineiro e da região oeste de Minas Gerais também têm sofrido com a baixa umidade nos últimos dois meses e destaca ainda que as previsões para os próximos meses podem agravar a situação de seca em Minas. 

— No final de agosto e início de setembro, há algumas previsões de chuva, mas não é nada que mude significativamente a situação das pessoas que vivem nas regiões afetadas pela seca.  

Já o período chuvoso, que terá início em outubro, pode ser novamente atípico.  

— Se fizermos um prognóstico do clima, ou seja, uma previsão mais estendida veremos que há uma tendência de desenvolvimento de 'El Niño' este ano e, se isso vier a se verificar realmente, nós teremos chuvas abaixo da média também no período chuvoso.  
No ano passado, Minas registrou 147 municípios em situação de emergência por causa da seca e, em 2012, o número total foi de 125. As informações são da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. 

Por Thaís Mota, do R7 

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger