quarta-feira, 4 de junho de 2014

'JUVENTUDE EM FOCO' EM PEDRA AZUL É ASSISTIDO PELO CRIANÇA ESPERANÇA

Doações do Criança Esperança ajudam a manter a instituição.  
Alunos da oficina de vídeo do Projeto Juventude em Foco (Foto: Arquivo Pessoal)
O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Vale do Jequitinhonha (CEDEDICA-VALE) em Pedra Azul, no nordeste de Minas Gerais, é uma instituição privada sem fins lucrativos que existe desde o ano de 2001 e atualmente atende um total de 105 adolescentes e jovens com idade entre 12 a 25, através de dois projetos de Educomunicação. Em 2014, a instituição recebe o apoio do Projeto Criança Esperança.

O projeto ‘Juventude em Foco’ em seu primeiro ano de atuação e com o apoio do Criança Esperança atende diretamente 85 alunos. O coordenador executivo, William Santos diz que a equipe do projeto é composta por 10 colaboradores e explica o propósito da instituição.

“Atualmente a instituição oferece oficinas de ferramentas e linguagens da comunicação, com a perspectiva de instrumentalizar adolescentes e jovens para a produção de mídias comunitárias. Além do projeto "Juventudes em Foco", desenvolvido com o apoio do Criança Esperança, desenvolvemos o projeto "Se Liga Aí!", afirma.

Com o objetivo de despertar e fortalecer os mecanismos de democracia participativa nos jovens, William destaca que o trabalho realizado é extensivo à sociedade.“O CEDEDICA-VALE atende adolescentes e jovens em risco e vulnerabilidade social, moradores de bairros periféricos e suas respectivas famílias”, pontua.

O coordenador afirma ainda que a instituição tem o reconhecimento da população pedra-azulense e do Estado.

“O CEDEDICA-VALE é uma das referências na região de trabalhos de defesa e promoção dos direitos infantojuvenis. Todos os projetos e eventos desenvolvidos pela a instituição ao longo de sua existência sempre contou com o apoio da população. Temos título de utilidade pública municipal e estadual”, ressalta.

Alunos das disciplinas de Web rádio e fotografia do Projeto
Juventude em Foco. (Foto: Arquivo Pessoal)
Mas esta não é a primeira vez que a instituição é beneficiada pelo Programa Criança Esperança. No ano de 2010 foram contemplados, já em 2011 não tiveram a mesma sorte. William diz que buscaram uma capacitação que fez a diferença.

“Quando nos inscrevemos novamente havia uma expectativa do projeto ser aprovado, mas sabíamos que a concorrência é muito grande. Dois membros da nossa equipe havia participado, no mês de Abril de 2013, de uma capacitação para captação de recurso oferecida pela UNESCO, o que nos auxiliou muito no processo de inscrição”, revela.

Ao projeto foi destinado o valor aproximado de R$ 116 mil em três parcelas no ano de 2014. O coordenador executivo destaca que “o apoio do Criança Esperança contribue  alimentação e à compra de instrumentos, alimentação, pagamento de funcionários, conta de água, luz e telefone”.

Alunos nas primeiras atividades do Projeto Juventude em Foco. (Foto: Arquivo Pessoal)
“A instituição já desenvolvia projetos na área infantojuvenil, com êxito e apoio da população. Contudo, o apoio do Criança Esperança deu grande visibilidade para a instituição, permitindo a criação de novas parcerias com outras instituições do Estado e do país. A parceria nos permitiu também a criação de um núcleo de Educomunicação e atualmente, o projeto caminha pra ser uma das referências da região neste tipo de trabalho”, destaca.

Por Jucilene Magalhães, Inter TV Grande Minas

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger