A população dos estados de Minas Gerais e Bahia estão sofrendo com a BR-251. Uma das rodovias mais importantes do país sofre com dois problemas: falta de pavimentação e precariedade da pavimentação onde o asfalto existe.
Exemplos de falta de pavimentação são, por exemplo o
trecho que sai de Pedra Azul, em Minas Gerais, até a BA-270, em Potiraguá-BA.
De Pedra Azul até o distrito de Pedra Grande, o trecho é administrado pelo
governo de Minas. Recentemente foi licitado o projeto de engenharia pelo
governo mineiro, mas a empresa responsável ainda não entregou o trabalho e até
o momento, não há qualquer previsão de que a estrada seja asfaltada. O trecho
também é importante para a cidade pois a liga a cidade de Almenara, uma das
maiores do Vale, através da rodovia estadual MG-406 que também não é asfaltada.
Há um fluxo grande da população entre as duas cidades, tendo quatro ônibus por
dia fazendo trajetos de uma para a outra. Quando chove, estes ônibus são obrigados
a dar uma volta de 207 km .
O trecho mais que dobra de tamanho, já que de Almenara a Pedra Azul são apenas 92 km .
O trecho também liga Montes Claros a Porto Seguro. Os
viajantes que tem coragem, arriscam seus veículos pela estrada traiçoeira de
chão, somada a BR-367 que se encontra com problemas piores como pontes
precárias de madeira e estradas em condições ainda mais ruins. Os que não tem
coragem, que são a maioria, são aumentados a aumentar muito mais o seu trajeto
passando por Vitória da Conquista.
Esse trecho foi um dos principais responsáveis pela
criação do movimento social "Caminhos do Vale" que criou um grupo no
facebook, contando já com mais de 11 mil internautas e sendo um dos prováveis
responsáveis pelo súbito investimento do governo estadual das rodovias do Vale
do Jequitinhonha. O grupo fez um trocadinho com o programa de pavimentação
mineiro chamado "Caminhos de Minas". Como o Vale do Jequitinhonha não
possuia nenhum trecho no programa em execução, a população se mobilizou solicitando
mais investimentos.
De Pedra Grande, passando por Bandeira até a divisa do
estado de Minas Gerais com a Bahia, a rodovia é apenas planejada. Passando
desse trecho, há outros trechos que coincidem com rodovias estaduais, além de
outros trechos cedidos ao governo da Bahia.
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O trecho que vai da cidade de Buerarema até a cidade de
Ilhéus, ambas na Bahia, também gerou grande mobilização social com carralgadas,
nome que eles davam a reunião de variados tipos de veículos trafegando pelas
vias da rodovia em suas manifestações. Eles criaram o movimento "Salve a
BR-251" pela melhoria das condições da via.
E a rodovia segue assim, com trechos pavimentados, outros planejados, seguindo por trechos estaduais e ainda há os mal conservados.
Uma bandeira foi levantada em prol da melhoria da condição
do asfalto da BR-251, de Unaí, Montes Claros até o entroncamento da BR-116. O
problema nesse trecho são as frequentes mortes que vem causando. É reconhecido
em toda a região que o grande movimento da BR-116 é quando a BR-251 desenbarca
naquela rodovia, aumentando o fluxo de veículos, principalmente de caminhões.
Esse entroncamento também vem causando graves acidentes.
São visíveis a Pedra Cabeça Torta à direita do leitor, a Pedra Forno de Bolo
ao meio e a Pedra da Conceição, praticamente dentro da cidade de Pedra Azul.
As pedras são atrações turísticas do local.
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O site "Hoje em dia" anunciou em 30/03/2013,
previsão de investimentos do governo na região. Veja um trecho do texto:
"O Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transportes (Dnit) terminou o projeto de ampliação da BR-251. Estão
contempladas a construção de trincheiras, viadutos e terceira faixa e ampliação
de pontes.
O investimento, porém, vai consumir R$ 800 milhões, que não tem previsão orçamentária.
Pela rodovia, que encurta em
O coordenador regional do Dnit, Antônio Péricles Lobo, disse que o projeto executivo prevê a construção de uma trincheira na saída de Montes Claros, onde está o trevo do Anel Rodoviário, e de um viaduto no fim da rodovia, quando ela se encontra com a BR-
Nos pontos críticos, haverá mudança do traçado para acabar com as curvas, como as existentes nas serras de Francisco Sá e de Salinas. Em diversos pontos, haverá terceira pista e reforma nas pontes, pois algumas estão fora dos padrões."
Se todas as medidas tomadas forem feitas, haverá
redução significativa dos acidentes neste trecho.
O intenso debate já alcançou os meios políticos. A
oposição ao governo federal cobra do candidato do governo de Minas, Fernando
Pimentel, o motivo dele não ter asfaltado as rodovias federais BR-251 e BR-367
no Vale do Jequitinhonha, sendo elas as rodovias que tem o asfalto mais cobrado
na região. O governo se defende alegando que as rodovias, apesar de serem
federais, foram cedidas por governos anteriores ao governo estadual, que é o
que detém a responsabilidade de cuidar deles.
Conheça as cidades por onde a BR-251 passa:
http://www2.transportes.gov.br/bit/02-rodo/3-loc-rodo/loc-rodo/br-251/gbr-251.htm
Confira o mapa da BR-251:
Pedra Azul às 19:50
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