terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

O TURISMO COMO GERAÇÃO DE RENDA EM MINAS NOVAS-MG

PROJETO QUILOMBOLAS SOCIOAMBIENTAIS


O projeto “Agentes Quilombolas Socioambientais no Médio Jequitinhonha” é uma iniciativa que nasceu em 2011 para atender jovens provenientes de comunidades quilombolas dos municípios da região do Médio Jequitinhonha, Minas Gerais.
Foto: Eduardo Borges
Desenvolvido pelo centro de documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES) uma ONG que atua desde 2003 em comunidades quilombolas, com o apoio do instituto Oi Futuro, seu objetivo inicial foi o de capacitar jovens quilombolas provenientes de 19 comunidades com Agentes Socioambientais, dando enfoque à valorização cultural, fortalecimento da identidade quilombola, educação ambiental e construção do plano de vida e carreira do grupo.

A partir da pesquisa realizada ao longo do primeiro projeto, identificou-se a potencialidade da região para a implementação e desenvolvimento da atividade turística, sendo o município já participante do Circuito Turístico das pedras Preciosas.

Foto: Eduardo Borges
Nessa etapa, nossa proposta é a de construir uma rede de ação conjunta entre diversos atores relacionados à atividade turística, comerciantes, associações comunitárias e de circuitos turísticos, comunidades quilombolas, grupos artísticos, artesãos e gestão pública local. Nosso intuito é o de promover o diálogo, a troca de experiências e incentivar as articulações em prol do desenvolvimento da atividade no município de Minas Novas.
Foto: Eduardo Borges
Objetivos:

• Mobilizar o município de Minas Novas para que desenvolva uma gestão participativa capaz de utilizar a atividade turística como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico local e de valorização do patrimônio cultural e natural;
• Formar uma Rede de Apoio integrado ao Turismo para desenvolvimento local;
• Formar os Agentes Quilombolas para atuação profissional como promotores de Turismo Local;
• Criar roteiros de Turismo Quilombolas junto às comunidades participantes e empreendedores locais;

Equipe Técnica:

A equipe técnica é composta por profissionais especializadas na temática sendo:
• Agda Mariana Ferreira (Historiadora especialista em Historia e Cultura Afro-brasileira, com experiência em intervenções em comunidades quilombolas);
• Luciana Priscila do Carmo (Turismóloga e Técnica em Meio Ambiente com experiências em Turismo de Base Comunitária)

Contato:
Blog: turismoquilombola.wordpress.com
Facebook: AgentesQulombolasSocioambientais
E-mail: turismoquilombolamg@gmail.com

Telefone: (31) 8832-6931(Oi) (31) 9152-9232(Tim)
PREFEITURA MUNICIPAL DE MINAS NOVAS

SECRETARIA DE CULTURA, TURISMO E COMUNICAÇÃO

Via Secretaria de Cultura de Minas Novas-MG

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger