segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Gouveia e Diamantina: Record é acionada por danificar sítios arqueológicos durante gravações

Equipes de produção da emissora pintaram de branco pedras que possivelmente guardavam pinturas rupestres, importante patrimônio arqueológico das cidades.
 
A imagem mostra uma das pedras pintadas de branco pela produção da minissérie

A emissora de televisão Record é acusada de modificar sítios arqueológicos em Gouveia, na região Central do Estado, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, durante a gravação da minissérie. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) divulgou nesta segunda-feira (17) que ajuizou uma Ação Civil Pública contra a emissora pedindo a restauração do patrimônio modificado.

com a ação, durante as filmagens nas duas cidades mineiras, a produção passou tinta branca em abrigos rochosos que compõe sítios arqueológicos com possíveis pinturas rupestres. Segundo o promotor de Justiça de Diamantina Laurence Albergaria Oliveira, todas as atividades desenvolvidas no local ocorreram sem a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão federal responsável pelo patrimônio arqueológico brasileiro.

A ação tem como objetivo a restauração dos sítios arqueológicos e do patrimônio espeleológico, assim como a condenação da empresa ao pagamento de multa como compensação ambiental e dano moral coletivo. 

Com informações do MPMG, via portal R7

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger