sábado, 2 de novembro de 2013

MINAS NOVAS LANÇA PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO. PARTICIPE!

Seguindo as orientações da Lei Federal 11445/07, a Prefeitura de Minas Novas desenvolve o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que representa um conjunto de estudos para averiguar os problemas de saneamento, apresentando as possíveis soluções – os prognósticos. O estudo tratará de quatro grandes temas: água, esgoto, lixo e água de chuva.


O PMSB será desenvolvido junto com a população minasnovense, que, durante as diversas reuniões públicas, poderá contribuir para seu desenvolvimento. Essa é sua chance de opinar como e onde deve ser gasto o dinheiro público.

Pesquisa - Os agentes de saúde irão a várias casas para verificação da prestação dos serviços de saneamento básico e colher opiniões dos moradores. Responda sinceramente e ajude o seu município a ficar cada vez melhor.

O estudo possibilitará o planejamento de “como, onde e quando” os gestores públicos deverão investir em saneamento básico nos próximos 20 anos.

Participe das reuniões, das audiências públicas e seja um delegado com direito a voto durante a Conferência Municipal de Saneamento Básico.

É a vez do minasnovense participar, não fique de fora!

Água: Leva a vida por onde passa 

O Plano Municipal de Saneamento Básico vai avaliar e planejar o abastecimento de água em todo o seu município. Como a distribuição da água é feita, se a água vem de poço, de cisterna ou nascente. Irá avaliar a qualidade desse serviço, se existe intermitência, falta d’água prolongada ou racionamento.

Esgoto: Para viver em comunidade e em harmonia com o meio ambiente 

O PMSB irá avaliar a existência de coleta de esgoto no seu município. Se ele é tratado, se corre a céu aberto. Se na sua casa existe fossa séptica ou negra, ou qualquer outra forma de destinação. Irá avaliar também se a rede de esgoto está ligada na rede de água de chuva e a qualidade da prestação do serviço.

Drenagem: Trabalhando a água da chuva para a segurança e sustentabilidade

O PMSB irá avaliar se existem áreas de inundações em seu município. Em que locais ocorre e qual a frequência. Se a sua rua alaga quando chove, se os bueiros entopem ou se existem ligações de água de chuva na rede de esgoto.

Lixo: Para uma vida limpa e um ambiente saudável 

Resíduos sólidos (lixo): O PMSB quer saber como é feita a coleta de lixo no seu município. Com que periodicidade o serviço é realizado, qual a destinação do lixo. Se existe coleta seletiva. Se é feita a varrição nas ruas. Se você está satisfeito com os serviços prestados e qual a sua contribuição.

*Com dica da Eng. Ambiental Fernanda Machado

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger