segunda-feira, 25 de novembro de 2013

ACIDENTE COM MICRO-ÔNIBUS DE RUBELITA MATA 14 PESSOAS E DEIXA 12 FERIDOS

Por Cristiane Silva, Luana Cruz, Luiz Ribeiro e João Henrique do Vale (Estado de Minas)

Um grave acidente entre um micro-ônibus e uma  carreta matou pelo menos 14 pessoas e feriu outras dez, na manhã desta segunda-feira, no Norte de Minas Gerais. De acordo a assessoria de Comunicação CISRUN/SAMU Macro Norte, o veículo do Serviço de Transporte em Saúde (SETS), que levava pacientes de Rubelita para tratamento em Montes Claros, se envolveu na batida com o veículo de carga, na altura do km 361 da BR-251, a cerca de 30 metros trevo de entrada para a cidade de Padre Carvalho.

A batida frontal aconteceu por volta de 6h30 e os feridos foram encaminhados para hospitais de Salinas e Taiobeiras. Os que sofreram apenas escoriações foram atendidos pelos socorristas e levados de volta para a cidade de Rubelita nas ambulâncias da cidade. Todos os mortos estavam no micro-ônibus e o condutor da carreta, identificado como José Carlos Vieira, de 37 anos, ficou preso às ferragens. Consciente, ele foi resgatado pelo Samu e levado para Salinas.

O motorista do veículo de carga, José Carlos Vieira, de 37 anos, foi ouvido pelo delegado José Eduardo Santos e depois foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O teor do depoimento ainda não foi informado pela Polícia Civil.

Micro-ônibus transportava pacientes que iriam fazer tratamento em Montes Claros

 O Corpo de Bombeiros divulgou, na tarde desta segunda-feira, a lista com os nomes dos mortos no grave acidente entre uma carreta e um micro-ônibus que aconteceu nesta manhã na BR-251, na Região Norte de Minas Gerais. Os militares identificaram as 14 vítimas da batida. (Veja no fim da reportagem). O motorista do veículo de carga, José Carlos Vieira, de 37 anos, foi ouvido pelo delegado José Eduardo Santos e depois foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O teor do depoimento ainda não foi informado pela Polícia Civil. 


De acordo a assessoria de Comunicação CISRUN/SAMU Macro Norte, o coletivo do Serviço de Transporte em Saúde (SETS), que levava pacientes de Rubelita para tratamento em Montes Claros, se envolveu na batida com o veículo de carga, na altura do km 361 da BR-251, a cerca de 30 metros trevo de entrada para a cidade de Padre Carvalho.


Saiba mais...

A batida frontal aconteceu por volta de 6h30 e os feridos foram encaminhados para hospitais de Salinas e Taiobeiras. Os que sofreram apenas escoriações foram atendidos pelos socorristas e levados de volta para a cidade de Rubelita nas ambulâncias da cidade. Todos os mortos estavam no micro-ônibus e o condutor da carreta, identificado como José Carlos Vieira, ficou preso às ferragens. Consciente, ele foi resgatado pelo Samu e levado para Salinas. 


No micro-ônibus viajavam 24 pessoas, além do motorista, que deixaram a cidade de Rubelita às 4h30. A batida aconteceu quando o grupo havia rodado cerca de 70 quilômetros de uma viagem total de 250. A SETS oferece o transporte para tratamento em Montes Claros nas manhãs de segunda e sexta-feira. 

Testemunhas disseram que o condutor da carreta perdeu o controle da direção e o veículo fez um “L” na pista, atingindo o micro-ônibus, que vinha na direção contrária. A carreta transportava um motor V8 que, pelo peso, pode ter potencializado o impacto da colisão, sem chance de o condutor do micro-ônibus desviar. O condutor do veículo menor morreu na hora.

Carreta foi jogada para fora da pista após a batida

Conforme nota do SAMU Macro Norte, o veículo que transportava os pacientes pertence à frota do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo – (Cisarp) e, o secretário executivo, Célio Brito, informou que “o veículo está com a manutenção e documentação em dia, o motorista é experiente e devidamente credenciado para conduzir o veículo, e explica que o ocorrido foi uma fatalidade”. O Cisarp deve divulgar a lista com os nomes dos ocupantes do micro-ônibus ainda nesta manhã. 

O acidente de hoje deixou a pequena Rubelita em estado de choque. Os moradores saíram de casa e viajaram para o local da tragédia para receber notícias de parentes, amigos e conhecidos. O velório das vítimas será coletivo, na Câmara Municipal, e está previsto para acontecer a partir de 16h. Funcionários da prefeitura de Rubelita disseram que o prefeito e alguns secretários já estão na BR-251, mas eles têm dificuldades para entrar em contato por telefone com as autoridades no local do acidente. Todas as providências cabíveis estão sendo tomadas. 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a estrada não ficou totalmente interditada. O trânsito foi parcialmente fechado no sentido Montes Claros, mas não há registro de congestionamento. Os policiais montaram uma operação siga e pare para controlar o tráfego. 

Números

As autoridades tiveram dificuldades para apurar o número de vítimas pela manhã. Um dos fatores que contribuiu para o problema é o fato de o local ser de difícil acesso e não ter sinal telefônico ou de rádio, o que impede o contato com as pessoas que participaram do resgate.

No início da manhã, a Polícia Rodoviária Federal confirmava sete mortos no local e 12 vítimas levadas para o Hospital de Pronto-Socorro de Salinas. O boletim enviado pelo CISRUN/SAMU Macro Norte às 9h42 afirmava que 15 pessoas haviam morrido. Por volta das 11h50, a assessoria de comunicação informou que todos os corpos haviam sido retirados do veículo, confirmado 14 óbitos. No entanto, às 12h30, a assessoria do órgão corrigiu o número novamente para 15, pois ao passar as informações para a elaboração do balanço final, os bombeiros e socorristas do Samu não contaram uma pessoa que morreu ao dar entrada no hospital de Salinas e entraram em contato novamente para retificar a informação. O número foi corrigido novamente pelo órgão às 15h15, que confirmou 14 mortos.

Inicialmente também, o órgão havia confirmado que o micro-ônibus transportava 26 pessoas, conforme a lista que teria sido repassada pelo Cisarp. No entanto, eles souberam no fim da manhã que dois pacientes perderam a viagem nesta manhã e não embarcaram no veículo. 

Rodovia 

Segundo PRF, o trecho onde ocorreu a tragédia é uma curva com leve descida.  Conforme o Estado de Minas mostrou no domingo, a BR-251 é uma estrada com índices alarmantes. A via chegou a ser 45% mais mortal entre janeiro e setembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 48 óbitos neste ano contra 33 em 2012. A parte mais perigosa fica em Francisco Sá, no Norte de Minas.

Anastasia manifesta pesar

O governador Antonio Anastasia (PSDB) lamentou a morte das vítimas do acidente. “Em nome de todos os cidadãos de Minas Gerais, transmito minhas condolências e presto nossa solidariedade aos amigos e familiares das vítimas do acidente ocorrido nesta segunda-feira (25), na BR-251, nas proximidades do município de Padre Carvalho, no Norte de Minas, que tirou a vida de 14 cidadãos mineiros. O Governo de Minas se empenha em melhorar cada vez mais o Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS), com investimentos permanentes no setor e o treinamento constante de seus funcionários, e considera o trágico acidente uma fatalidade”, lamentou Anastasia, por meio de nota. 

Lista de 14 mortos no acidente divulgadas pelo Corpo de Bombeiros

1- Ana Corrêa De Almeida – 10/10/35
2 - Maria Lúcia Almeida Araújo – 02/11/61
3 - Adiléia Aparecida De Souza Leal – 20/03/76
4 -Gleiciele Aparecida Caldeira – 03/07/87
5 - José Ferreira Da Silva – 12/07/89
6 – Maria Aparecida Caldeira – 03/02/66
7 - Lucas Silva Miranda – 06/10/2008
8 - Caic Aparecido Ferreira Da Silva-01/09/99
9 - Maria Madalena Dos Santos – 18/04/70
10 - Domingas Regina Da Paixão – 28/01/29
11 - Otávio Cândido Da Costa – 20/11/59
12 - Willian Vieira (Condutor Do Microônibus) Data De Nascimento Não Verificada
13 - Ivanéia Bispo Pereira – 01/12/57
14 - Fernando Vieira De Oliveira – 10/07/88

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger