sábado, 26 de outubro de 2013

PREFEITOS DO ALTO JEQUITINHONHA SE MOBILIZAM CONTRA GOVERNOS FEDERAL E ESTADUAL

Prefeitos de 71 cidades do norte mineiro decidiram ontem fechar as portas das prefeituras por um dia.

Prefeitos de cidades do norte de Minas e do Alto Jequitinhonha, regiões mais pobres do Estado, se mobilizam para protestar contra medidas administrativas e econômicas dos governos federal, sob gestão do PT, e estadual, sob o PSDB, que elevam as despesas municipais.

Vista parcial da prefeitura de Minas Novas. Foto: Divulgação
Os prefeitos de 71 cidades do norte mineiro decidiram ontem fechar as portas das prefeituras por um dia em novembro para fazer um grande ato em Montes Claros e chamar a atenção para os encargos que estão tendo que assumir sem ter aumento de receita.

O secretário-executivo da associação que reúne os municípios do norte, Luiz Lobo, disse que os municípios estão assumindo despesas mais elevadas com o aumento do salário mínimo, equipes de saúde da família, educação e combustível para polícia, por exemplo.

Os prefeitos também contestam os descontos nos repasses do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) por causa de dívidas municipais com o INSS sem que haja uma renegociação sobre essas dívidas com o governo federal.

Hoje, em Diamantina, prefeitos do Alto Jequitinhonha também se reuniram e criticaram as novas despesas aprovadas pelo Congresso sem apontar a fonte de recursos, conforme divulgou a AMM (Associação Mineira de Municípios).

Uma das medidas adotadas por esses prefeitos é não assinar o convênio para aderir ao programa que a área da educação do governo mineiro implementará em 2014, criando
a sexta hora nas escolas estaduais. Os gastos, dizem eles, ficarão para os municípios.

A intenção é não assinar os convênios até que o Estado dê aos prefeitos "uma posição mais clara sobre o assunto", segundo a AMM.

Por Paulo Peixoto, da FolhaPress

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger