quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PROGRAMA “MAIS MÉDICOS”: MÉDICOS DESISTEM DE ATUAR NO VALE DO JEQUITINHONHA

Minas Gerais receberia 88 profissionais, agora são 86 no 'Mais Médicos'. Dos médicos confirmados, 71 são brasileiros e 15 são estrangeiros.

Por Michelly Oda, do G1 Grande Minas

Dois profissionais do Programa Mais Médicos não ocuparam seus postos nas cidades de Ibiaí, no Norte de Minas Gerais, e Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha.

Em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, 86 profissionais foram designados para Minas Gerais, distribuídos em 45 municípios. Ainda segundo o Ministério, a demanda dos municípios inscritos apontou a necessidade de 1.806 médicos no estado.

Em Ibiaí, a médica que desistiu era uma brasileira e em Virgem da Lapa era um espanhol. Mas o motivo das desistências não foi divulgado. Número atualizados mostram que, dos profissionais selecionados para a atuar em Minas Gerais, 71 são brasileiros e 15 são estrangeiros. 

A pescadora Belvina de Castro tem uma filha de dois anos e gostaria que a cidade oferecesse uma estrutura mais completa de tratamentos de saúde. Ao saber da desistência da profissional do "Mais Médicos", ficou espantada. "É sempre bom ter o reforço de mais um médico, se fosse um pediatra ou um ginecologista seria ainda melhor. Já tive que sair com minha filha as pressas para outras cidades. Quando havia pediatra fazia um acompanhamento mensal, mas agora só a levo quando adoece", diz.

Apesar da população questionar a necessidade da presença de médicos especialistas, o delegado do Conselho Regional de Medicina de Montes Claros, Itagiba de Castro, ressalta que os primeiros atendimentos devem ser feitos no município de origem e que os casos de gravidade são encaminhados para centros de saúde maiores. Para isso é preciso equipar adequadamente nas unidades dos municípios menores. Ele também avalia os motivos que levam os médicos a optarem por atuar na capital.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger