terça-feira, 6 de agosto de 2013

MINAS NOVAS: SOBRADO DÁRIO MAGALHÃES QUE SEDIARÁ MUSEU DE PERCURSOS, ESTÁ QUASE PRONTO

Quem passa hoje pela Rua São José em Minas Novas já pode ver outra cena, o centenário sobrado Dário Magalhães que antes estava em ruínas, agora está finalmente sendo restaurado. A Empresa Restaurare construtora de Belo Horizonte que é responsável pela obra foi contratada pelo Instituto Estadual de patrimônio histórico e artístico IEPHA e já iniciou os trabalhos. O engenheiro Civil Renato Pinheiro Cury fala sobre os primeiros reparos no imóvel e o tempo de duração da obra nesta primeira etapa de restauração.

Foto: Eduardo Borges

SONORA

Construído no século XVIII, o sobrado O sobrado Dário Magalhães já abrigou ilustres famílias minasnovenses, tendo como a primeira proprietária a senhora Ruth César, e o seu último proprietário, o Senhor Dário Magalhães que já foi vereador da cidade.

Os recursos para a restauração do sobrado vieram do Programa Restaurar, que integra o Minas Patrimônio Vivo, num investimento total de 820 mil reais. O sobrado será sede do Museu de Percursos, um projeto museológico que irá interligar municípios do Vale do Jequitinhonha em um roteiro cultural voltado à preservação, valorização e divulgação da riqueza cultural da região.

Agora, a prefeitura do município e a SEC, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais, vão trabalhar em conjunto para que o Museu de Percursos seja finalmente implantado, tendo sua sede em Minas Novas e interligada a outros dois museus nas cidades de Jequitinhonha e Araçuaí.

Por Eduardo Borges – Rádio Bom Sucesso 

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Anônimo disse...

    Grande Leonardo Senna que conseguiu a verba para restaurar o prédio enquanto secretário de cultura...Parabéns Leo pelo seu esforço...o sobrado D.Aurea Evangelista também precisa ser reformado

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger