Projeto de engenharia já está sendo elaborado pela
empresa CONSOL.
O projeto de pavimentação do
trecho da BR-367 entre Minas Novas e Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha,
será concluído até o início de 2014. É o que informou o supervisor do
Departamento Nacional de Infraestrutra de Transportes (Dnit) José Carlos Ribeiro,
em audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da
Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizada em Berilo nesta
quinta-feira (8/8/13).
Ponte em Berilo-MG (Foto: Ricardo Barbosa) |
A BR-367 é uma rodovia federal
que se inicia em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, e termina em Gouveia (Alto
Jequitinhonha). Ela apresenta dois trechos em Minas Gerais: o primeiro liga a
MG-405, em Jacinto, à MG-114, em Berilo, passando por Almenara, Jequitinhonha,
Itaobim, Itinga, Araçuaí e Virgem da Lapa; o segundo vai de Minas Novas a
Gouveia e engloba os municípios de Turmalina, Couto de Magalhães de Minas e
Diamantina.
(Foto: Ricardo Barbosa) |
A pavimentação da estrada entre
Minas Novas e Virgem da Lapa é uma antiga reivindicação da população da região.
Segundo o deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), que requereu a reunião,
convênios entre o Dnit e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG) foram
assinados em 2002, no valor de quase R$ 60 milhões, para as obras de
asfaltamento.
O deputado também afirmou que a
presidente Dilma Rousseff prometeu levar as obras adiante em evento realizado em Jenipapo de Minas em
2010, enfatizando o fato de nenhuma intervenção ter sido realizada no local até
o momento.
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A Audiência Pública foi realizada no ginásio poliesportivo de Berilo (Foto: Ricardo Barbosa) |
Por fim, Celinho do Sinttrocel
destacou os benefícios que a pavimentação da rodovia trará para a região, como
o melhor escoamento da produção e a integração dos municípios próximos. "A
infraestrutra é um dos principais gargalos não só de Minas, mas do País. Essa
estrada, por exemplo, é um terror para o motorista e para a sociedade",
salientou.
Os prefeitos de Berilo, Araçuaí e
Virgem da Lapa, Higor Coelho, Armando Paixão e Harley Oliveira,
respectivamente, fizeram coro aos argumentos a favor da pavimentação da rodovia
e se mostraram desapontados com o fato de as obras não terem sido realizadas
até hoje. "Será que é preciso ocorrer algum acidente com mortes para que
providências sejam tomadas?", indagou Higor Coelho. "Temos recursos
aprovados para as obras, mas elas não saem do papel. Temos que fazer um
movimento suprapartidário para o bem do Vale do Jequitinhonha",
acrescentou Harley Oliveira.
Dnit e DER confirmam projeto de execução das obras
Tanto representante do Dnit, José
Carlos Ribeiro, quanto o coordenador regional do DER-MG, Marco Antônio de Lima,
garantiram que o projeto de execução das obras de pavimentação da BR-367 estará
pronto no mais tardar até o início de 2014. "Contratamos uma empresa de
consultoria em maio para realizar o projeto.
O prazo para sua conclusão é de
aproximadamente um ano", explicou José Carlos Ribeiro. O supervisor do
Dnit também informou que as obras serão realizadas com recursos do Plano de
Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC) e que o órgão já assinou
convênio com o Exército para a prestação de serviços de manutenção no trecho de
estrada de terra enquanto as obras não se iniciam.
Marco Antônio de Lima fez questão
de frisar que compreende a apreensão da população em relação à BR-367, uma via
problemática devido à sua localização e composição, segundo o coordenador do
DER-MG. "Esta é uma das rodovias mais dificeis de se conservar no País,
pois apresenta muitas rampas, solo desgastado, seco e com falta de
cascalho", resumiu.
Requerimentos
– Após a audiência pública, os
deputados apresentaram oito requerimentos relativos ao tema da reunião. Eles
pretendem que sejam encaminhados ofícios ao Dnit e ao DER-MG solicitando
informações sobre o projeto de Contratos de Restauração e Manutenção da
Malha Rodoviária Federal (Crema) II; os motivos da construção de pontes
provisórias no trecho entre Salto da Divisa e Jacinto; o cronograma de execução
e a prestação de contas relativos ao convênio firmado entre o Dnit e o DER-MG
em 2002; e o projeto executivo para o asfaltamento dos trechos de estrada de
terra da BR-367.
Os parlamentares também
solicitaram que seja inserido no projeto executivo do lote 1 da referida
rodovia as pontes e os trechos não asfaltados entre Jequitinhonha e Jacinto;
que o trecho do lote 1 passe o mais perto possível do perímetro urbano de Salto
da Divisa; que sejam aceleradas as providências necessárias para o processo
licitatório de pavimentação da BR-367 no trecho entre Minas Novas e Virgem da Lapa;
e que as notas taquigráficas da audiência sejam encaminhadas ao ministro dos
Trasportes, ao presidente da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos
Deputados e para o superintendente do Dnit Álvaro Campos de Carvalho, bem como
aos deputados estaduais, federais e senadores mineiros, à Secretaria de Estado
de Transportes e Obras Públicas, ao governador Antonio Anastasia e à presidente
Dilma Rousseff.
FONTE: ALMG
1 comentários:
nós não podemos parar pois os politicos se faz de esquecidos e nos continuamos sem condições de desenvolver essa região então não vamos parar cobrar sempre pois esse é nosso lema.
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