domingo, 21 de julho de 2013

FELISBURGO PROMOVE PALESTRA SOBRE O PROGRAMA MÃES DE MINAS

Com o desafio de identificar, acompanhar e monitorar 100% das gestantes mineiras, o Governo de Minas lançou o programa Mães de Minas, em 2011, para fortalecer o conjunto de ações de saúde voltadas para a proteção e cuidado da gestante e da criança, desde o início da gravidez até o nascimento, crescimento e primeiro ano de vida do bebê.


Na região nordeste de Minas, a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul tem mobilizado seus municípios para que possam desenvolver ações e realizarem o cadastro das gestantes e mães. No município de Felisburgo, que conta com 59 gestantes e 20 mães com crianças de até 1 ano, público-alvo do projeto, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, no dia 26 de junho, palestra para as gestantes para apresentar o Mães de Minas e repassar informações sobre o Call Center 155, que é um canal de comunicação do governo com essas gestantes, suas famílias e com os serviços de saúde, visando agilizar o completo conhecimento de todas as mães e assim realizar o monitoramento da gravidez até o nascimento do bebê assim como o acompanhamento do desenvolvimento da criança.
O evento contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde de Felisburgo, Alice Pereira, que falou sobre a importância do Programa Mães de Minas e do Call Center, e a enfermeira Sandra Aparecida Pardinho, que abordou sobre os objetivos do programa.
A Técnica de Enfermagem e Coordenadora do Programa Mães de Minas no município, Maria Rocha, afirmou que as gestantes tiveram algumas dúvidas sobre o programa. “Um dos problemas que tínhamos em nosso município é que prestávamos o serviço às gestantes, mas quando o Call Center ligava algumas gestantes não sabiam responder corretamente às perguntas. Para amenizar o problema, montamos um questionário com as mesmas perguntas feitas pelo Call Center e tiramos as dúvidas das gestantes”, disse.
Pré natal
Com o pré-natal é possível acompanhar o desenvolvimento do feto e, se houver algum problema, detectar precocemente, aumentando as chances de deter o problema. No caso das mães, algumas doenças como a diabetes gestacional e a pré-eclampsia podem aparecer durante a gravidez, trazendo graves conseqüências para a gestante, porém, esses problemas também podem ser controlados com o pré-natal.
Autor: Allan Campos / GRS Pedra Azul

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger