quinta-feira, 13 de junho de 2013

MOBILIZAÇÃO DO PLEBISCITO POPULAR PELA REDUÇÃO DA TARIFA DE ENERGIA EM ARAÇUAÍ

Na manhã de sábado, 08 de junho, no município de Araçuaí, o Levante Popular da Juventude e o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) foram dialogar com a população sobre a tarifa de energia em Minas, colocando como eixo central da discussão o Plebiscito Popular para a redução da tarifa de energia. Foi feita panfletagem na feira, local de muita movimentação e ponto de encontro de campo e cidade. A atividade é para agitação e preparação para o seminário que ocorrerá dia 22 de junho em Araçuaí, a nível regional.


A população se mostrou bastante interessada na discussão da tarifa e muitos agricultores que lá estavam colocaram que “não têm como aumentar a produção, porque a energia é muito cara e para bombear a água do rio fica mais cara ainda a tarifa”. “Tenho que acordar 3 vezes na noite para poder irrigar minha plantação, pois quem usa energia a noite a conta é mais barata”, diz o agricultor.

As mulheres da feira colocaram que por mais que tentem apagar as lâmpadas e usar menos vezes o ferro elétrico, as contas continuam caras. Ao ler o panfleto fica claro que o motivo está nos valores dos impostos da tarifa.  A população araçuaiense expõe que já estava na hora de tomarmos uma atitude diante da situação de Minas Gerais e que no dia da votação, em outubro, devemos por uma urna lá na feira municipal “para o povão votar”.
Além da panfletagem foi feito também lambe-lambe em parte da cidade. “Essa ferramenta serve como instrumento para publicizar a situação dos altos preços da conta de luz, bem como evidenciar o papel central que o governo de Minas assume ao transferir mais investimento para as empresas (em destaque a CEMIG) do que em políticas públicas essenciais para a população mineira”, aponta Lízian, militante do Levante.
“Este plebiscito promete muito trabalho de base!!!” afirma Aline Ruas, do MAB. Até dia 19 de outubro várias atividades já estão sendo planejadas para a região, como anúncios em rádios, panfletagens, assembleias nos bairros e nas comunidades rurais da região.

E o povo segue na luta, porque “Energia não é Mercadoria!!!”

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger