segunda-feira, 13 de maio de 2013

PREFEITURAS DE CHAPADA DO NORTE E MINAS NOVAS DISTRIBUEM SEMENTES PARA COMBATER A DENGUE


A Secretaria Municipal de Saúde de Chapada do Norte, através do setor de Epidemiologia e Vigilância Ambiental – (FUNASA) realiza em parceria com o Café Aranãs e Resplendor de Capelinha uma mobilização a favor do combate à dengue. Foram doados ao município cerca de 1.500 (mil e quinhentos) kits de sementes crotalária, pois a mesma combate os mosquitos da dengue.


Os kits estão sendo entregues em visitas domiciliares para plantio ao redor das residências.

Em Minas Novas-MG, a Secretaria Municipal de saúde também está realizando a distribuição das sementes através dos agentes de saúde, que realizam visitas às casas e comércios locais.

A Crotalária é uma espécie de leguminosa que, devido ao seu rápido crescimento, tem sido muito utilizada para forração e adubação verde graças ao seu grande poder de fixação biológica de nitrogênio no solo.

Recentemente a Crotalária tem despertado o interesse das autoridades do país por um motivo: O combate ao mosquito da dengue (Aedes aegypti). A Crotalária serve de alimento para a libélula, um inseto que se alimenta do mosquito transmissor da dengue. Com o plantio da Crotalária em terrenos baldios, quintais, jardins, vasos e inclusive em margens de rios, a planta atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes.

Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da dengue. Além de tudo isso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes aegypti faz parte do seu cardápio, o que pode auxiliar no combate ao mosquito.

A medida já foi adotada com sucesso em cidades como São José do Rio Preto e Monte Aprazível, que distribuíram sementes e mudas à população para reduzir a incidência do mosquito.

As Crotalárias são pouco exigentes, só precisam de um espaço com luz solar e regas regulares. Podem ser cultivadas tanto em vasos como diretamente no chão. Se sua cidade ainda não aderiu ao projeto, procure sementes da planta e dissemine essa ideia.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Chapada do Norte, com alterações do Blog do Jequi

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger