sábado, 25 de maio de 2013

NOVE MUNICÍPIOS DO BAIXO JEQUITINHONHA QUEREM FORMAR CONSÓRCIO DE RESÍDUOS SÓLIDOS


Com objetivo de acabar com os lixões, as cidades do Baixo Jequitinhonha iniciaram a articulação para formatação do consórcio.

Lixões trazem grandes riscos à saúde da população do Vale do Jequitinhonha.


Os prefeitos do Baixo Jequitinhonha estão se organizando para formar um Consórcio de Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos, as vantagens e a necessidade de os municípios se unirem para acabar com os locais inadequados de destinação do lixo.

Foi realizado um Encontro com técnicos da SEDRU - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana para orientações sobre procedimentos a serem adotados.  Durante o encontro, a Sedru iniciou uma parceria com nove prefeituras do baixo Jequitinhonha (Bandeira, Pedra Azul, Jordânia, Santo Antônio do Jacinto, Jacinto, Felisburgo, Santa Maria do Salto, Rubim e Divisópolis), que estão iniciando o processo de consorciamento. 

O evento aconteceu nesta sexta-feira, 17.05, em Almenara, no Baixo Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.

A Sedru apoiará os municípios oferecendo auxílio nos serviços de assessoria jurídica, técnica e institucional, na formatação do consórcio até implantação do empreendimento e também no processo de captação de recursos junto à União para a realização dos projetos e das obras de necessárias.

Para a especialista em Saneamento Básico da Sedru, Edicleusa Veloso, a gestão correta dos resíduos sólidos é hoje prioridade das políticas urbanas.
“Estamos percorrendo todo o Estado com o objetivo de mostrar para as prefeituras mineiras a importância da gestão compartilhada do lixo, através dos consórcios. Nossa meta é que cheguemos o mais breve possível à erradicação dos lixões no Estado e isso acontecerá de forma mais rápida se contarmos com a união dos municípios, uma vez que esse problema é comum a quase todas as cidades mineiras”, disse.

via Blog do Banu

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger