terça-feira, 16 de abril de 2013

POPULAÇÃO DE SANTA RITA DO ARAÇUAÍ DENUNCIA SITUAÇÃO CRÍTICA DE CEMITÉRIO

Por Bernardo Vieira, do Blog do Jequi.

Cemitério construído na década de 1930 jamais recebeu reforma ou ampliação. Estado é de completo abandono.

Vista parcial do Cemitério de Santa Rita
do Araçuaí-MG. Foto: Gui Sousa.
A população do distrito de Santa Rita do Araçuaí, Chapada do Norte, sofre há anos com um problema grave: falta de manutenção do cemitério local. A situação encontrada no cemitério é de total abandono. O cemitério, que há anos era destino de falecidos não só do distrito de Santa Rita do Araçuai, mas dos distritos de Cachoeira do Norte, Boa Vista, Comunidades/Córregos rurais.

Vista parcial do Cemitério de Santa Rita 
do Araçuaí-MG. Foto: Gui Sousa.
O mesmo, até pela data da construção, já não tem espaço suficiente para receber de forma digna restos mortais. Moradores denunciam que quando há a necessidade de enterrar um ente querido, é aberta uma cova no qual são encontrados restos mortais ainda em decomposição, demonstrando uma grande falta de respeito para a memória de quem ali foi enterrado.
 
Cobrança
Um grupo de pessoas reuniu em 2010 e criaram o grupo “Amigos de Santa” para arrecadarem fundos para a reforma e ampliação do cemitério, que já se encontrava em estado deplorável. 

Vista parcial do Cemitério de Santa Rita 
do Araçuaí-MG. Foto: Gui Sousa.
Organizaram duas festas, mas o dinheiro arrecadado era insuficiente para realizar tal reforma. Parte do dinheiro teve de ser utilizado na reforma da Casa Paroquial do distrito. Outra parte ainda aguarda uma contrapartida do município para que seja utilizada na reforma e ampliação do cemitério.
 
Vereadores também cobram do município
 
Requerimento do Ver. Natalino.
(Clique para ampliar)
Tão logo foi empossado, o vereador Natalino Machado cobrou do atual prefeito de Chapada do Norte, Ronaldo Lourenço, a ampliação, bem como a reforma do cemitério de Santa Rita do Araçuaí. O vereador, que mora na comunidade rural de Vila São José, próximo ao distrito de Santa Rita do Araçuaí, ficou indignado com a atual situação do cemitério. 

Pediu apoio não só dos vereadores de Chapada do Norte, mas de toda população local para que cobrem do executivo uma reforma urgente do cemitério santaritense.
 

Problema se repete na sede municipal
 
Outra vereadora que cobra melhorias em cemitério é a vereadora Adriane Coelho, a Drica da Saúde. Através da indicação 29/2013 (ver aqui), a mesma reivindica a ampliação e reestruturação do cemitério municipal de Chapada do Norte, bem como a construção de velório. Segundo a mesma, trata-se de antiga reivindicação de toda a população da sede da cidade de Chapada do Norte e da Zona Rural em seu em torno, que utilizam do atual Cemitério para guardar seus familiares.
 
“O atual Cemitério da Sede, localizado à Praça do Rosário ao lado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, já não oferece espaço nem condições de salubridade para continuar recebendo os corpos de nossos entes queridos”, afirma a vereadora Drica da Saúde.

Ouvido o ex-vereador pelo distrito de Santa Rita do Araçuaí, Adailton Rodrigues, o Tim de Santa Rita, atual secretário de educação, o mesmo lembrou que um problema com terrenos vizinhos ao cemitério emperrou a ampliação do mesmo. “Enquanto vereador fiz o que pude e agora enquanto cidadão estou à disposição para continuar dando a minha colaboração”. Declarou Tim.

Prefeitura responde

O Blog do Jequi procurou o atual prefeito de Chapada do Norte, mas o mesmo não se encontrava no município. Em contato com o secretário de obras Marcelo Lemos, o mesmo informou que a prefeitura tem conhecimento do estado precário em que se encontra o cemitério do distrito. “O prefeito chega amanhã (17/04) e assim que ele estiver irei passar para ele a situação para que possamos resolver o problema do cemitério”, afirmou Marcelo Lemos.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    2 comentários:

    Anônimo disse...

    Será que os proprietários dos terrenos circunvizinhos foram procurados para negociação visto que isto seria de benefício humanitário?

    Anônimo disse...

    Acredito piamente que os donos dos terrenos vizinhos ao cemitério jamais negariam uma negociação que fosse favoravel a ampliação do mesmo , penso eu que o que faltou foi dialogo entre as partes e principalmente falta de compromisso dos nossos governantes.....|Parabens pela iniciativa , como cidadã santarritense espero que o mais breve possivel este dentre tantos outros problemas na nossa comunidade sejam vistos e resolvidos com um unico objetivo .....o BEM DA POPULAÇÃO....e quanto aos nossos ENTES queridos ao menos um lugar digno pra se guardar seus restos mortais e´o que queremos e esperamos .....

    obrigada

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger