sábado, 6 de abril de 2013

MINASNOVENSE BRANCO DI FÁTIMA LANÇA LIVRO EM PORTUGAL

Livro de pesquisadores lusófonos debate impacto da internet no cotidiano. Coletânea reúne 14 artigos de autores do Brasil, Portugal e Guiné- Bissau. Lançamento acontece no dia 13 de abril na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, Portugal.


Expressões como rede social, virtual, ciberespaço, online e mídias sociais já fazem parte do vocabulário popular dos países lusófonos. Das reuniões de negócio às conversas de boteco, elas são temas recorrentes entre empresários, país e filhos, namorados e amigos.  Mas nem sempre percebemos as mudanças trazidas pelas novas tecnologias para a sociedade. A proposta do livro Internet – Comunicação em Rede é contribuir com o debate sobre o papel das tecnologias de informação e comunicação nas nossas vidas cotidianas.

Esse é o tema do mais novo trabalho do minasnovense Branco Di Fátima, destaque na literatura mineira, com lançamento previsto para o dia 13 de abril na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, Portugal.

Leia Mais:

O livro está organizado em quatro capítulos e tem a apresentação de um dos mais renomados intelectuais europeus das novas mídias, o sociólogo Gustavo Cardoso. O primeiro capítulo trata de temas relacionados ao open government e aos movimentos sociais em rede, como a Primavera Árabe. A segunda parte aborda as questões relacionadas às comunidades virtuais, ciberespaço, redes socais na internet (Facebook, Twitter, YouTube etc). O terceiro entrega-se aos temas da vigilância e controle na Era da Informação. E, o último, investiga as dinâmicas da sociedade em rede, mais especificamente relacionadas aos processos de alfabetização ‘com’ e ‘para’ as novas mídias, como tablets, celulares e smartphones.

Organizado pelos jornalistas Branco Di Fátima (Brasil) e Ana Pinto Martinho (Portugal), o livro está disponível nas versões digital e impresso sob a licença creative commons.  O download do e-book é gratuito nos formatos PDF, Kobe e Kindle.  Uma parte da edição impressa será doada para bibliotecas públicas e universitárias de países lusófonos. O objetivo é levar ao grande público as reflexões sobre o papel das redes globais de comunicação.

Os artigos fazem parte de investigações desenvolvidas por 14 autores nos anos de 2011 e 2012. Segundo Gustavo Cardoso, “este livro é também um espelho da cultura criativa influenciada pelas redes. Como tudo o que criamos na Era da Informação, é uma versão ‘1.algo’ do que antes foi feito”.

Internet – Comunicação em Rede é publicado com o apoio da Fundação Portuguesa das Comunicações, do Projeto i.Gov e do mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). O lançamento acontece no dia 16 de abril, sábado, às 15h, na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.

Acesse as versões online de 'Internet - Comunicação em rede:  Edição digital | PDF | Mobile (para IOS e Android) | Kobo | Kindle

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger