terça-feira, 23 de abril de 2013

ESTUDANTES DO VALE DO JEQUITINHONHA PUBLICAM LIVRO DE RECEITAS DA CULINÁRIA REGIONAL

Iniciativa envolveu estudantes de 26 escolas estaduais que participam do projeto Educação em Tempo Integral.


Arroz com pequi é um dos destaques do dicumê do Vale do Jequitinhonha

Muitos dos sabores da culinária típica do Vale do Jequitinhonha estão reunidos no livro “Receitas e Histórias”. A obra é o resultado de uma pesquisa feita por estudantes de 26 escolas estaduais, de 14 municípios, da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais.

A publicação faz parte do Programa Viver com Saúde, uma parceria da Fundação Mapfre e a Secretaria de Estado de Educação. A iniciativa busca promover a reflexão sobre a saúde e o bem estar em relação aos hábitos alimentares consumidos e estimular os estudantes a conhecerem a cidade onde vivem.

O programa foi desenvolvido com as escolas participantes do projeto Educação em Tempo Integral. O resultado do trabalho desenvolvido ao longo de 2012 foi o livro “Receitas e Histórias”. 


A publicação conta com 25 receitas elaboradas por alunos e professores das escolas da jurisdição.

Para saborear

Doce de mandacaru e de queijo, bacalhoada e chá de amendoim são algumas das receitas que compõem o livro. Entre os estudantes que tiveram suas receitas publicadas está Ana Beatriz de Alcântara Pinheiro. A aluna do 4º ano do ensino fundamental é autora da receita de ‘Angu de milho maduro’ e conta o que conseguiu aprender durante o programa. “Minha mãe me ensinou a fazer a receita e descobri que é importante comer legumes. A professora também falou que a minha receita é saudável e que dá para fazer vários tipos de comida com o milho”, afirma.

Além das receitas, a publicação também traz ilustrações feitas pelos estudantes e um pouquinho da história dos pratos. “A receita é um pouco difícil de fazer e minha mãe tem um segredo que faz com que ela fique mais saborosa. Esse segredo ela não conta pra ninguém. Só vai me contar quando eu crescer”, conclui.

Viver com Saúde

O Programa Viver com Saúde objetiva estimular a sociedade a refletir sobre a saúde e a qualidade de vida, proporcionando iniciativas relacionadas à alimentação saudável e a adoção de exercícios físicos regulares. O programa oportuniza a reflexão de professores, alunos e familiares sobre as condutas saudáveis, além de fomentar ações pedagógicas que sensibilizem a comunidade escolar sobre a importância deste tema na vida de cada aluno.

Municípios que participaram da pesquisa

Todos os municípios da região do Médio Jequitinhonha que fazem parte da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Araçuaí participaram da pesquisa. São eles:

Araçuaí, Berilo, Berizal, Caraí, Chapada do Norte, Comercinho, Coronel Murta, Francisco Badaró, Fruta de Leite, Indaiabira, Itinga, Itaobim, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Novorizonte, Ninheira, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Taiobeiras.

Fonte: Educação-MG

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger