quarta-feira, 27 de março de 2013

SALINAS RECEBE REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA DIAGNÓSTICO TÉCNICO

As reuniões são uma preparação para o Encontro Regional Norte realizado pelo Crea-Minas e pela Ouvidoria Geral do Estado com o objetivo de diagnosticar necessidades da região.  
A cidade de Salinas sedia nos dias 03 e 04 de abril a Reunião Preparatória que antecede o 6° Encontro Regional: Políticas Públicas e Corresponsabilidade Social, da Regional Norte, que será realizado em Montes Claros, do dia 23 a 25 de abril. O Encontro é promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) e a Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A reunião tem por objetivo reunir profissionais da área tecnológica para discutir e elaborar um diagnóstico local e propor soluções para as questões levantadas. Na oportunidade serão discutidos cinco eixos temáticos: meio ambiente, rodovias mineiras, urbanicidade, alimentos e impactos das chuvas.
De acordo com o inspetor-chefe de Salinas, o técnico em eletrotécnica Flávio Pereira Sales, uma necessidade urgente da região é em relação ao estado das rodovias. Segundo o inspetor, a BR-251, que liga o Sul de Minas ao Nordeste brasileiro, precisa ser duplicada com urgência. Flávio explica que a estrutura da via é antiga e já não comporta mais o grande fluxo de veículos, principalmente de carga pesada. “Estamos convivendo com uma situação insustentável. O número de mortes em acidentes na via está cada vez maior”, diz.
Outra preocupação é sobre questões ambientais relacionadas às consequências da seca local. O nível da barragem e dos reservatórios que abastecem a região diminuiu consideravelmente. De acordo com o inspetor, 17 municípios da Regional estão sendo abastecidas por caminhão pipa devido à falta de água. “As chuvas neste ano foram bem escassas, com isso acumulamos prejuízos em vários setores da economia”, conta Flávio.
 Impacto das Chuvas
Por outro lado, nesse cenário, o eixo impacto das chuvas da reunião preparatória surge como uma oportunidade de fomentar a discussão sobre as consequências do período chuvoso em uma região geograficamente de seca. Pelo fato de não receber grandes volumes de chuva, as cidades não possuem plano de gestão de risco para as fortes precipitações e os resultados são, por vezes, catastróficos. Nesse tópico serão abordados ainda temas de melhor aproveitamento das águas pluviais como sistemas de drenagem e de infiltração como forma de armazenamento para utilização em tempos de estiagem.
A reunião em Salinas será realizada das 19h às 21h, no Centro de Convenções da cidade (Rua dos Crisântemos, 220 – Cândido Village). As demandas e as propostas elaboradas pelos profissionais durante a reunião preparatória serão encaminhadas para o 6° Encontro Regional Norte.
Evento: Reunião Preparatória para o Encontro Regional Norte
Local: Centro de Convenções de Salinas (Rua dos Crisântemos, 220 – Cândido Village).
Data: 03 e 04 de abril.
Horário: 19h
Informações: Assessoria de Imprensa do Crea-Minas (31) 3299-8954 / (31) 8778-8299

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger