quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PROJETO “SONS NO VALE” PERCORRE CIDADES DO VALE DO JEQUITINHONHA


Projeto chega à terceira etapa levando oficinas, apresentações musicais e exibições de cinema por cidades da região


Com o objetivo de destacar os talentos de uma das regiões mais ricas culturalmente em Minas Gerais, o Sons no Vale começa mais uma etapa levando músicas, oficinas e encontros a cidades do Vale do Jequitinhonha.



O projeto, que tem início no próximo dia 27 de fevereiro, promove oficinas de iluminação, sonorização e musicalização, por três dias em cada cidade. Já estão confirmados para receber o Sons no Vale os municípios de Aricanduva, Angelândia, Capelinha, Minas Novas, Leme do Prado, Carbonita e Itamarandiba. Ao final, os participantes se reúnem para oferecer à comunidade uma apresentação musical, em que cada um contribui com o que aprendeu durante o trabalho. O público ainda pode conferir, no último dia, uma sessão de cinema ao ar livre, com exibição de um curta produzido durante a passagem do projeto pelas cidades.


Todas as oficinas realizadas durante o Sons no Vale são conduzidas por um educador responsável que, junto com educadores auxiliares, trabalha as técnicas de cada área com os participantes. A oficina de Musicalização busca valorizar a diversidade musical existente na região. Inácio Neves, coordenador do projeto, ressalta a importância da atividade. “A intenção é promover um encontro musical e a interação entre representantes de diversos estilos, como a seresta, viola, rock, gospel. Todos unidos e produzindo música”.


Já as oficinas de Iluminação e Sonorização apresentam os conceitos básicos dessas áreas. Ao final de cada etapa, os próprios participantes produzem uma apresentação musical, podendo vivenciar, na prática, aquilo que aprenderam durante as oficinas. O objetivo, assim, é envolver as pessoas em todas as etapas da prática musical.

Ainda segundo Inácio Neves, o Sons no Vale acontece em uma região rica culturalmente, mas de forma espalhada. “O projeto busca unir variedades de música e estilos, sem preconceito, promovendo diálogo entre as pessoas do Vale do Jequitinhonha, podendo ser músico ou não. Vamos valorizar a quebra de barreiras entre gêneros musicais, artistas, iniciados e iniciantes”, acrescenta. Inácio ressalta, ainda, que, apesar do foco principal estar nas oficinas, a exibição de cinema também vai enriquecer a proposta do projeto. O roteiro do curta irá variar de acordo com o local, sendo criado nos acontecimentos, pessoas e história das cidades.


Estreia de sucesso


Nas primeiras etapas, realizadas em 2012, o projeto percorreu outras 11 cidades (Rio Vermelho, Serra Azul de Minas, Santo Antônio do Itambé, Alvorada de Minas, Presidente Kubitschek, Serro, Senador Modestino Gonçalves, Felício dos Santos, Turmalina, Veredinha e Gouveia). Mais de 600 pessoas participaram das oficinas realizadas. As apresentações musicais reuniram, aproximadamente, 3.350 pessoas e o cinema 4.200. Ao todo, o projeto atenderá 23 cidades do Jequitinhonha.


O Sons no Vale é uma iniciativa do Ministério da Cultura e Fundação Vale, com patrocínio da Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Estação Conhecimento. O projeto é apoiado pelo Idene (Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais) e realizado por Confluência – Ações para a Cidadania e Cinear Produções e Exibições.


Mais informações: www.sonsnovale.com.br


Cronograma:

Aricanduva – 27/02 a 3/03

Angelândia – 6 a 10/01

Capelinha – 13 a 17/03

Minas Novas – 20 a 24/03

Leme do Prado – 3 a 7/04

Carbonita – 10 a 14/04

Itamarandiba – 17 a 21/04


Atividades:

Oficina de Musicalização, com Evandro Menezes

Oficina de Iluminação, com Wladimir Medeiros

Oficina de Sonorização, com Luís Claudio Varella

Apresentação Musical ao final das oficinas

Exibição de cinema

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger