terça-feira, 15 de janeiro de 2013

PEDRA AZUL É A PRIMEIRA CIDADE DO VALE DO JEQUITINHONHA A INAUGURAR UAITEC


Durante a cerimônia, secretário Narcio Rodrigues anunciou implantação de telecentros nas escolas da rede municipal


O Governo de Minas esta promovendo a democratização do acesso ao ensino superior, através da implantação das unidades da Uaitec – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, em diversas regiões do Estado. Nessa sexta-feira (11), o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, inaugurou em Pedra Azul a 1ª unidade da Uaitec no Vale do Jequitinhonha.

Solenidade de inauguração da Uaitec em Pedra Azul
”A UAITEC é a aposta do Governo de Minas nos jovens que querem através do conhecimento ajudar no desenvolvimento do país. É um projeto revolucionário porque oferece de forma padronizada o acesso à educação de qualidade em diversos municípios do Estado,” afirmou o secretário.

Maior plataforma de ensino a distância no país, a Uaitec integra a expansão da nova rede CVT no Estado. Já foram inauguradas unidades em Caeté, Uberaba, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, Santa Vitória e Ituiutaba.

Para o reitor da Universidade Estadual de Minas Gerais, Dijon Moraes, a Uaitec favorece diretamente a população. “A iniciativa aproxima a universidade da população mineira, possibilitando que os moradores do interior não precisem mais sair de seus municípios para concluir seus estudos, democratizando a educação em nível superior,” falou o reitor.

O município de Pedra Azul foi referência em educação no Vale do Jequitinhonha, a inauguração reforça esta vocação, como disse o prefeito Daniel Pires Costa. “Inaugurar a Uaitec é o sonho de qualquer governante. Hoje, com a inauguração, Pedra Azul retoma a tradição do investimento na educação de seus habitantes, buscando um caminho melhor para os jovens. Queremos qualificar nosso povo e transformar a nossa gente”.

Durante a cerimônia, o secretário Narcio Rodrigues anunciou a implantação de novos telecentros no município. “Reconhecendo o compromisso histórico que Pedra Azul tem com a educação, nos comprometemos a montar um telecentro em cada escola municipal de Pedra Azul, inclusive nas localizadas na zona rural do município,” disse o secretário.

Cursos

A partir do dia 18 de fevereiro serão ofertadas gratuitamente cerca de 32 mil vagas para cursos de idiomas (inglês, francês, espanhol e português). Posteriormente serão ofertados, em parceria com as universidades públicas do Estado, cursos de tecnólogos, graduação, e pós-graduação.

Cada unidade Uaitec é estruturada com uma sala de inclusão digital, duas salas de educação à distância com equipamentos de videoconferência e lousa interativa, laboratório vocacional, sala de professores, núcleo de atendimento empresarial e o “Espaço Memória” onde uma personalidade do município é homenageada.
Homenagem

Em Pedra Azul, o homenageado foi o multiartista Paulinho Pedra Azul. Emocionado, agradeceu a homenagem. “Muito me honra fazer parte desta festa. Acredito que todos nós somos loucos, uns pelos outros. O respeito mútuo e a vontade de querer aprender sempre são valores que aprendi em Pedra Azul e tenho a certeza que a implantação da Uaitec na cidade irá multiplicar estes ideais, entrando para a história de Pedra Azul,” afirmou o músico.

Cantor, compositor, artista plástico e escritor, Paulinho se destaca pela qualidade de sua obra e pela característica independente de seu trabalho. Paulinho, cujo nome artístico homenageia sua cidade natal, publicou 15 livros, 22 discos e entre pinturas e desenhos produziu mais de mil obras de arte.  Em 1990 criou o selo independente “Clave de Lua”, por onde lança seus discos.

O cantor já se apresentou em diversos países da Europa, Cuba e nos Estados Unidos e recebeu vários prêmios e homenagens. O secretário Narcio Rodrigues destacou a importância do artista mineiro “Paulinho representa o que Minas tem de melhor, o compromisso com o futuro, através da arte e da forma generosa de acolher,” disse o secretário. Em pesquisa realizada pela Associação dos Músicos, Arranjadores e Regentes (AMAR), foi reconhecido como o segundo cantor mais conhecido de Minas Gerais.


Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger