quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

EX-PREFEITO DE CORONEL MURTA É SEPULTADO SOB SALVA DE PALMAS


Sob uma salva de palmas, foi sepultado em Coronel Murta(MG) , no início da noite de terça-feira (22), o ex-prefeito do município, Heleno Moutinho, 60 anos.


Há dois anos ele lutava contra um câncer de pulmão. Seu estado se agravou nos últimos dias. Já bastante debilitado, o ex-prefeito estava recebendo tratamento à base de morfina, em sua casa, em Coronel Murta, Vale do Jequitinhonha.

No sábado (19), ele foi levado para o hospital São Vicente em Araçuaí, onde faleceu na manhã de terça-feira (22).
O corpo foi velado em sua própria residência, na rua Inácio Figueiredo, bairro Boa Vista.

Centenas de pessoas foram se despedir do ex-prefeito. Coroas de flores foram enviadas por escolas de Araçuai e Salinas e também por instituições públicas e privadas.

A Associação dos Municípios do Médio Vale do Jequitinhonha (AMEJE) , também enviou uma coroa, em nome dos prefeitos da região.

" Era um homem bom, honesto, digno e trabalhador. Sua morte deixa um vazio entre nós", lamentou o primo e atual prefeito do município, Letâncio Freire (PMN).

" Perdemos um amigo e um líder político da região", disse o deputado federal Rodrigo de Castro(PSDB), filho do secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, de quem o ex-prefeito era amigo particular. Representando também o vice-governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, Rodrigo de Castro chegou ao velório por volta das 14 horas e ficou pouco mais de uma hora, retornando para Belo Horizonte.

" Além de perder um amigo, perdemos também uma liderança regional", afirmou Inael de Almeida Murta, prefeito de Rubelita, município vizinho de Coronel Murta.

" Ele era um entusiasta e defensor das causas do Vale do Jequitinhonha. É uma perda não só para a família mas para toda a região", observou Marlio Costa, prefeito de Jenipapo de Minas.

" Ele foi um prefeito que olhou e ajudou os carentes", disse o vereador do município Nézio Viana, o Bau.

"Perdemos um grande amigo, uma pessoa vencedora, com um caráter incrível. Nem mesmo um câncer abalou sua força em viver e lutar pelos seus ideais. Foi de uma lisura e bondade sem precedentes. Nunca olhava partidos quando ajudava as pessoas, principalmente as mais carentes", lembrou o historiador Jairson Kleber.

Trajetória

Funcionário aposentado da Transbrasil Transportes Aéreos, ele se candidatou a prefeito de Coronel Murta em 2000, tendo como vice, o atual prefeito do município Letâncio Freire.

Sua chapa foi derrotada por Inácio Murta, de quem Moutinho tornou-se aliado em 2004, como vice em sua chapa. Inácio Murta foi assassinado em 2007. Heleno Moutinho assume a prefeitura e se reelege na eleição seguinte.

Em 2010, ao realizar uma cirurgia para retirada da vesícula, em Belo Horizonte, os médicos diagnosticaram um câncer de pulmão. Com uma coragem e determinação invejáveis, Heleno Moutinho travou uma verdadeira guerra contra a doença, mas, perdeu a batalha às 7:30 horas da manhã cinzenta de terça-feira(22).

Casado com a bióloga Sandra Regina de Morais, atual Superintendente Regional da Secretaria de Estado da Educação, Moutinho deixa, além da viúva, 4 filhos.

Ele foi sepultado às 19 horas no jazigo do pai Manoel Rodrigues Moutinho, que faleceu em setembro do ano passado aos 91 anos.

Fonte: Sérgio Vasconcelos / Gazeta de Araçuaí

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger