sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ARTESANATO: FÉ E TRADIÇÃO MARCAM EXPOSIÇÃO NO FESTIVALE


A feira de artesanato do 30º Festivale, montada no centro de Medina, na praça Max Machado, homenageia o artesão Alex Mascarenhas. Lucas Leal, 29 anos, um dos seguidores do estilo do artesão Alex Mascarenhas, foi aluno do mesmo e ressalta que o artista homenageado era uma espécie de caça-talentos e que muito valorizava a juventude. Leal conta ainda que, em seus trabalhos, Mascarenhas utilizava objetos reais em suas telas – como asas de animais, peculiaridade que marcou o trabalho do artista que, por sua vez, trouxe para Medina uma nova forma de se enxergar a arte .


Márcio Barbosa Silva, 48 anos, da cidade de Araçuaí, trabalha com artesanato desde os 12 anos de idade. Ele relata que decidiu trabalhar com arte barroca, inspirado no mestre Aleijadinho. Silva conta que a inspiração para as suas obras vem dos seus sonhos. Ele conclui a conversa dizendo que “viver da arte é difícil, pois não há, na maioria das vezes, apoio da administração pública”.

José Maria Lima Matias – o “Zé do Balaio”, da cidade de Almenara, trabalha com artesanato há 20 anos. Zé do Balaio conta que o seu artesanato é voltado para cestaria, peças ornamentais e brinquedos com madeira. Segundo ele o artesanato do Vale do Jequitinhonha é muito apreciado no próprio Vale, no Estado, no Brasil e até mesmo no exterior.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger