quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

ARTESÃ DE ARAÇUAI VAI RECEBER HOMENAGEM DA UFMG


Zefa, artesã de Araçuai, vai receber homenagem da UFMG


O  Programa Saberes Plurais em Conexão, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG por meio do Pólo de Integração, apresenta no dia 30 de janeiro um dos resultados do eixo de trabalho Cartografias Culturais Transmidiáticas. 

Artesã de Araçuai vai receber homenagem da UFMG 
Trata-se da apresentação e lançamento de alguns dos produtos que irão compor o Museu Virtual dos Saberes e Memórias dos Mestres de Ofício do Vale do Jequitinhonha, como um DVD e uma publicação sobre a mestre de ofício Josefa Alves dos Reis, a Zefa.

O Saberes Plurais em Conexão é desenvolvido por  Maria Aparecida Moura, coordenadora, Maria das Dores Pimentel Nogueira, vice-coordenadora do Programa e pró-reitora Adjunta de Extensão, e Terezinha Maria Furiati, gestora, todas da UFMG.

O Museu Virtual, a ser gradativamente implantado, objetiva localizar e registrar as histórias e os ofícios dos grandes mestres artesãos do Vale do Jequitinhonha.

Mestre homenageada

- A mestre artesã Zefa nasceu em Poço Verde, Sergipe, em 1925, e migrou para Araçuaí, Minas Gerais, em 1962.

Começou fazendo esculturas em barro, peças rústicas e originais. Após três anos muito criativos, Zefa largou o barro e passou a trabalhar a madeira disponível na região, esculpindo com traços firmes e originais suas obras.

Zefa é ainda contadora de caso e benzedeira. Possui peças nas mãos de colecionadores em vários países.

Ultimamente tem reduzido seu trabalho em decorrência da idade e problemas de saúde.

Fonte: UFMG, via Blog do Banu

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger