sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

CASARÃO EM TURMALINA É REFORMADO PARA ABRIGAR CULTURA


Os recursos para a reforma sairam da prefeitura municipal e do ICMS Cultural

Foto: DivulgaçãoCasarão em Turmalina é reformado para abrigar Cultura
Além da Secretaria Municipal de Cultura, Casarão vai abrigar um pequeno museu
Foi reaberto na tarde de quarta-feira (18) um casarão secular em Turmalina (MG) no Vale do Jequitinhonha, depois de passar por ampla reforma.

O sobrado, de dois andares, localizado no centro da cidade,  passa a se chamar Casarão Leopoldo Lopes de Macedo. Ele vai abrigar a Secretaria Municipal  de Cultura e Turismo e o Centro Histórico José Mendes, uma espécie de pequeno museu da história do município.

Leopoldo Lopes de Macedo e José Mendes,  são personalidades históricas da cidade e deixaram seus nomes inscritos na história cultural do lugar, principalmente no campo da música. 

“Não sabemos ao certo quando o casarão foi construído mas,  é certo que ele tem mais de um século”, acredita Luzia Pereira, secretária municipal de Cultura. 

RECURSOS

Foram gastos cerca de R$ 60 mil na reforma, sendo uma parte proveniente do ICMS Cultural e outra , da  própria prefeitura municipal.

A principal reforma foi a do telhado. O casarão é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal.


Ele abrigou o primeiro ginásio da cidade e , por último, o Centro de Ensino Supletivo (Cesec).


Compareceram à solenidade de reabertura, autoridades, familiares dos homenageados e população local. A festa foi prestigiada com a apresentação da Banda de Música da cidade.

Os convidados foram brindados com um chá cultural.
Por Sérgio Vasconcelos, do Gazeta de Araçuaí

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger