terça-feira, 11 de dezembro de 2012

CAPELINHA-MG E REGIÃO DÁ ADEUS AO PREFEITO PEDRO VIEIRA


O corpo do Prefeito de Capelinha, Dr. Pedro Viera da Silva foi sepultado na tarde desta segunda-feira, dia 10 no Cemitério local. Antes do sepultamento o corpo estava sendo velado no Clube Florae na Rua Rio Branco.



O cortejo fúnebre contou com a participação do Clube dos Cavaleiros de Capelinha que tinha com total apoio e admiração por parte do prefeito. Centenas de pessoas e autoridades de várias cidades da região, participaram da missa de corpo presente celebrada pelo Bispo da Arquidiocese de Diamantina, Dom João Bosco de Faria e transmitida ao vivo pela Rádio Aranãs FM.

Após a missa o corpo ainda permaneceu na Matriz de Nossa Senhora da Graça por cerca de 1 hora e uma fila para as despedidas finais foi organizada. logo após o cortejo seguiu para o cemitério local para o sepultamento. Momentos antes do sepultamento ele recebeu homenagens do Vereador Cleuber Luiz, da viúva Conceição Vieira e do filho Pedro Henrique, que lembraram a sua trajetória na vida e na política.


O governador Antonio Anastasia lamentou a morte do prefeito de Capelinha, Pedro Vieira, ocorrida nesse domingo (9). “Pedro Vieira era uma liderança respeitada em toda a região do Vale do Jequitinhonha e muito querida especialmente pelo povo de Capelinha. Prova disso é que em outubro foi reeleito para mais um mandato com expressiva votação. À sua mulher, filhos e demais familiares, a minha solidariedade e de todos os mineiros”, afirmou.

Atual vice vai assumir por 20 dias

A Câmara Municipal de Capelinha deve empossar a vice prefeita Hedy Lamar Cordeiro na quarta-feira. A mesma fica no cargo até dia 31, já que dia 1º o vice da chapa de Pedro Vieira, Zezinho da Vitalina deve tomar posse como novo Prefeito de Capelinha. Hedy Lamar Cordeiro é empresária e irmã do ex-prefeito de Capelinha Gelson Cordeiro.

Vice da chapa de Pedro Vieira assumirá em 1º de janeiro

No dia 01 de janeiro de 2013, assumirá o cargo de Prefeito Municipal de Capelinha o vice-prefeito eleito na chapa de Pedro Vieira, José Antônio de Souza, o Zezinho da Vitalina. Pedro Vieira faleceu na tarde deste domingo, 09.12, em Belo Horizonte.
Atualmente, Zezinho cumpre o mandato de vereador até 31 de dezembro. Ele é experiente na política municipal, cumprindo o seu terceiro mandato como parlamentar municipal.

O Juiz Eleitoral deverá diplomá-lo como vice-prefeito, no dia 15 de dezembro. A Coligação que elegeu Pedro Vieira apresentará o Atestado de Óbito do prefeito eleito, neste ano.

Posteriormente, o Juiz marcará uma data para a diplomação de Zezinho da Vitalina para que ele possa ser empossado como Prefeito Municipal, no dia 1º de janeiro. Ou poderá fazê-lo no mesmo dia de sua diplomação como vice. O município ficará sem a figura do vice-prefeito municipal.    

Mesmo caso de Tancredo Neves

Um situação análoga a esta surgiu quando o Presidente Tancredo Neves ficou doente e veio a falecer antes da posse, em 1985. O então vice-presidente José Sarney, do PMDB, assumiu como Presidente efetivo, ficando o país sem a figura do vice-presidente.

Domingo

Centenas de veículos e uma multidão de pessoas acompanharam no final da tarde deste domingo, dia 9, o traslado do corpo do Prefeito de Capelinha, Dr. Pedro Vieira da Silva, do aeroporto da cidade até a Funerária São Geraldo, onde foi inicialmente velado. Às 11 da noite o corpo foi levado para o Clube Florae, na Rua Rio Branco para facilitar o aceso de veículos e visitação pública.

O Prefeito faleceu por volta de uma da tarde deste domingo no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, vítima de parada cardíaca, aos 63 anos de idade.

A Câmara Municipal de Capelinha, através do seu Presidente, Laerte Ferreira dos Santos, assinou um Decretou Legislativo, estabelecendo luto oficial por sete dias no município. Porém, não foi decretado feriado municipal pelo falecimento do Prefeito Pedro Vieira para esta segunda-feira, dia 10, pois esse procedimento seria um ato do Executivo e a vice-prefeita, Hedy-Lamar Cordeiro, ainda não foi empossada oficialmente pela Câmara Municipal, o que só deve ocorrer nas próximas 72 horas, conforme estabelece a Lei Orgânica do Município.

A morte do Prefeito Pedro Vieira pegou toda a população de surpresa e transformou-se numa grande comoção na cidade. Milhares de pessoas deram o seu último adeus ao Dr. Pedro Vieira durante o velório.

O médico Pedro Vieira da Silva foi Prefeito de Capelinha pela primeira vez no período de 1.992 a 1.996. Ele voltou a ocupar o comando da Administração Municipal em 2.009 e conquistou sua reeleição no último dia 7 de outubro com mais de 11 mil votos, sendo a maior votação obtida por um político na história de Capelinha. Pedro Vieira deixa a esposa Conceição Vieira e os filhos Pedro Henrique e Luiz Gustavo.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger