quarta-feira, 7 de novembro de 2012

VALE DO JEQUITINHONHA NA ROTA DO SEQUESTRO DE PESSOAS PARA O EXTERIOR


Exploração sexual, adoção ilegal, trabalho escravo e até retirada de órgãos são o alvo dos sequestradores.

A ONU (Organização das Nações Unidas) revelou hoje as 241 rotas de tráfico de pessoas no Brasil e Minas Gerais tem destaque para esta modalidade.

A Polícia Federal dispõe da Divisão de Direitos Humanos, para combater os criminosos que realizam o crime de Tráfico de Pessoas. Denuncie qualquer ação suspeita ligando para o número (61) 3311-8270 ou (61) 3311-8705. Ou ainda enviando um e-mail para: ddh.cgdi@dpf.gov.br.

A Presidência da República ainda conta com Secretaria Especial de Direitos Humanos e dá atenção direta para o tráfico de crianças e adolescentes. Para denunciar diretamente a Secretaria Especial da Presidência da República ligue para (61) 3429-9907 ou Disque 100 de qualquer telefone.

O tráfico de pessoas é uma das atividades ilícitas mais lucrativas do planeta; estudos recentes acham que por ano esta modalidade de crime movimenta mais de U$ 20 bilhões. 
Minas Gerais é o segundo estado onde mais ocorrem tráfico de pessoas, ficando atrás apenas de Goias. O trafico de pessoas geralmente serve para a exploração sexual, adoção ilegal e trabalho escravo; porém, ainda podem ser utilizados para fins mais sinistros como a retirada de órgãos.

Os aliciadores prometem uma vida melhor no exterior, porém, só querem explorar a pessoa e realizar as mais diversas maldades possíveis e imagináveis. Cidades do nordeste do país e região como a do vale do Jequitinhonha é o local preferido pelos criminosos, pois é onde há altos índice de pobreza, e de fácil atuação longe da mídia, fiscalização, ou orientação, cidades como  Itaobim, Araçuaí e Salinas e comunidades adjacentes são alvos que estão muito suscetíveis aos criminosos que tentam aliciar das pessoas mais humildes ou até mesmo as mais instruídas.

Geralmente, as pessoas são ludibriadas e convencidas a viajarem ao exterior com grande promessa de emprego, nova vida, oportunidades e lá lhe é tomado o Passaporte e a pessoa fica sem ação em um País diferente, com uma língua diferente, um situação realmente complicada.

Há casos também de pessoas que são sequestradas, dopadas e enviadas de alguma forma para outros países, existem relatos de pessoas enviadas em containers, que são imensas caixas de aço que servem para transportar mercadorias em grandes navios de carga.

Por isso é muito importante ter muito cuidado para não cair na lábia dos aliciadores que irão com certeza fazer de sua vida um inferno.

Lembrem-se que Tráfico de Pessoas é um Crime extremamente bem coordenado que geralmente envolve as piores e mais sinistras organizações criminosas.

Denunciem a Polícia Federal ou a Secretaria Especial de Direitos Humanos. Para tráficos de Crianças e Adolescentes disque 100 (cem) de qualquer telefone.

Fonte: kiau News

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger