quarta-feira, 28 de novembro de 2012

CHAPADA DO NORTE-MG: TERRA DAS RIQUEZAS CULTURAIS


O Rotary Club de Campinas Alvorada representado pelo seu Presidente 2012-2013 Oduvaldo Luiz de Camargo e o Companheiro Guto Arruda fez uma visita a cidade de Chapada do Norte em Minas Geraisonde desenvolve o Projeto Permanente Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário - Chapada do Norte que junto com voluntários e autoridades locais desenvolvem atividades de incentivo e desenvolvimento humano na comunidade local. Logo teremos a matéria completa sobre a visita. Enquanto isso, conheça um pouco mais sobre a Chapada do Norte num texto extraído do site da Prefeitura Municipal de Chapada do Norte em Minas Gerais:

Pelas ruas estreitas e charmosas do Antigo Arraial de Santa Cruz, surgido em 1728, a arte colonial se sobressai. Conhecer Chapada do Norte é conhecer sua história e vivenciar sua cultura. Impossível não se encantar com seu, acervo histórico-cultural, sua forma, seus casarios antigos e suas Igrejas do século XVIII, como A Capela de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Matriz de Santa Cruz, a Capela de Nossa Senhora da Saúde e a Capela do Bom Jesus da Lapa do séc. XIX.


Igreja Matriz de Santa Cruz – Chapada do Norte

Grande parte desta riqueza é verificada também em suas diversas danças e cantorias, os Grupos Folclóricosexistentes em todo o município, as comunidades remanescentes de Quilombo e as várias festas religiosas – culturais que acontecem durante o ano, destacando-se aTradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.


Atrações culturais é que não falta na cidade, são muitos os saberes do povo deste lugar, como a comida típica, os meios de produção rural, sem falar no artesanato reconhecido e valorizado nacionalmente. Este é um município de uma extensão territorial vasta, de um povo que guarda em cada canto um encanto e uma identidade tão expressiva e complexa.

Como se vê, são muitos os motivos para visitar Chapada do Norte.

via Rotary Club

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger