quinta-feira, 1 de novembro de 2012

CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUIZ GONZAGA GOMES LEITE EM MINAS NOVAS-MG

Sr. Luiz Gonzaga Gomes Leite

Há 100 anos no dia 04 de novembro de 1912 nascia na cidade de Água Boa o último filho do casal Inocêncio de Souza Leite e Benvinda Gomes da Silva, que se tornou minasnovense, o Sr. Luiz Gonzaga Gomes Leite. Ótimo filho e excelente aluno, muito habilidoso, cuja arte saltava aos olhos de todos que admiravam sua bela letra e sua grande veia artística que o consagrou como um grande pintor. Seus belos quadros hoje ornamentam as prefeituras de Minas Novas, Turmalina, Chapada do Norte, Berilo e outros tantos lares.

Destacou-se como Prefeito de Minas Novas de 1967 a 1970 e sua gestão ficou marcada por seus grandes feitos como fundação e construção do Hospital “Badaró Júnior”, que atende a Minas Novas e região sendo seu presidente benemérito por 30 anos; realçou a beleza da cidade com o calçamento original de lapas e criou o projeto urbanístico da nova cidade que deu origem aos novos Bairros São Pedro, Olaria, Padre Emiliano, Bela Vista, Domingos Mota, Achará e Geraldo Caraíba, impulsionando o seu crescimento.

Pintura do Sr. Luiz Gonzaga Gomes Leite
Sempre a frente de entidades religiosas, como a Liga Católica “Jesus, Maria e José”, a Irmandade do Santíssimo Sacramento, e a Conferencia São Vicente de Paula, deixou marcas que serão sempre lembradas como família, como administrador, como artista e como um grande cidadão.

Foto Convite - Auto-retrato do Sr. Luiz Leite feito à lápis
A família de Luiz Gonzaga Gomes Leite (Luiz Leite) sente-se feliz em convidá-los a participar dos festejos comemorativos ao Centenário de seu nascimento que terá inicio com uma Missa Festiva no dia 04 de Novembro, domingo às 09:00h na Igreja Matriz de São Francisco, e a seguir a abertura da Exposição de seus trabalhos artísticos litúrgicos, no Espaço Cultural “Fernando Tião” localizado à Rua Manoel Fulgêncio, nº, 119, Minas Novas-MG, cuja promoção será estendida durante o ano de seu Centenário.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    2 comentários:

    Carlos Mota disse...

    Parabéns Bernardo por essa homenagem. Muito jovem, trabalhei com Luiz Leite, tanto no Cartório, como na Prefeitura. Por aquele tempo - eu com treze anos - tomei várias vezes café em sua casa, na agradável companhia de sua esposa Dona Olídia. Verdadeiro artista que era, ele fazia esculturas até com o miolo do pão. Estimulado por ele, ajudei organizar a primeira mostra da arte sacra minasnovense. Ele teve um papel fundamental na minha formação, sobretudo em razão de sua obsessão pela estética, obviamente sem contar o seu apego pela ética. Foi um excelente prefeito. Sugiro a realização de uma solenidade para marcar o seu centenário de nascimento. Caso seja realizada, com certeza estarei presente.

    Carlos Mota disse...

    Bernardo....desconsidere a sugestão ao final da postagem, pois ao reler sua notícia vi, ao final, que a celebração será feita.

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger