quarta-feira, 21 de novembro de 2012

CENTENÁIRO DO SR. LUIZ LEITE: VIDA E OBRA DE UM “MESTRE”


QUEM FOI LUIZ GONZAGA GOMES LEITE?

* Por Álvaro Pinheiro Freire

Filho de Inocêncio de Sousa Leite e de Dª Benvinda Gomes da Silva, nasceu na cidade de Água Boa aos 04/11/1912. Mudou-se para Minas Novas por volta de 1922, onde, dentre várias profissões, foi Escriturário do Cartório do 1º Ofício e Registro de Imóveis, tendo como titular o Senhor João Lídio Costa. Após a aposentadoria deste o Senhor Luiz prestou concurso público e assumiu a titularidade do Cartório do 1º Ofício – anexo ao Registro de Imóveis e Protesto. Exerceu diversas atividades como: fotógrafo, locutor e destacou-se na pintura a óleo, tendo diversos e magníficos quadros em vários pontos da cidade, com destaque para a obra “A hora do Chá”.


Um dos fundadores da Liga Católica Jesus, Maria, José, onde além de promover os festejos da Família de Nazareth, executava com brilhantismo os programas musicais, intercalado com utilidade pública. Posteriormente foi eleito Presidente da Liga, cujo cargo exerceu até os últimos dias da sua existência.

Exímio tocador de bandolim participava de bailes e eventos musicais. Foi um grande seresteiro tocando ao lado de Nonô de Fabrício, Heli Freire, Edgard Pereira, Geni Santos, Charuto e Geraldo Leite.

Sr. Luiz Leite (ao centro) sendo carregado pelo Sr.
"Chiquinho de Áurea". Foto: Arquivo pessoal.
Torcia pelo Vasco da Gama do Rio de Janeiro e Vasco Esporte Clube de Minas Novas, do qual foi Presidente por várias décadas. Presidente da Fundação “Minas Novas”, mantenedora do Hospital “Badaró Júnior”, por mais de 20 anos. Em 1968 se elegeu Prefeito Municipal e exerceu o cargo até 1971 com esmero, capacidade, igualdade, honestidade e censo de justiça, cuja administração fora marcada pela cultura, requinte e bom gosto.

Missa em comemoração ao centenário de
nascimento do Sr. Luiz Leite
Obras: Construção da Escola “Costa e Silva” – convênio com o Governo Estadual; criação do SMER – Serviço Municipal de Estradas de Rodagem; desapropriação do terreno do Patronato “Luiza Nogueira Badaró”, no lugar denominado “Brito”, para construção do Estádio Municipal e abertura de praças e ruas; doação de terreno ao IEF – Instituto Estadual de Florestas para instalação de viveiro de mudas; canalização de água no povoado de Ribeirão dos Santos; criação das escolas de Cabeceira, Santiago, Mata Dois, Cachoeira de Lagoa Grande, Sabará, Imbiruçu, Cabeceira do Ribeirão da Folha, Córrego dos Nunes, Tibuna, Mangabeira, Ribeirão do Meio, Macuco, Terra Cavada, Cansanção, Grota do Rancho, Grota do Coqueiro, Córrego do Brejo, Lajinha, Córrego Seco, Córrego Pinguela, Córrego Indaiá e Córrego do Ouro; construção da ponte sobre o Rio Setúbal em Baixa Quente; pavimentação de ruas, praças e avenidas; aquisição de motoniveladora Huber-Wargo; doação de 504,00 m² de terra à Fundação “Minas Novas” para construção do Hospital “Badaró Júnior”; construção de prédio para instalação da Agência da Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais; pela Lei 303 de 25/11/1969 cria a Bandeira do Município de Minas Novas; criação da Biblioteca Pública “Murilo Badaró”; construção da rodovia Minas Novas/Leme do Prado; criação e instalação de posto dos correios na localidade Fazenda Escola Acauã; instalação pioneira do serviço de TV Canal 4 Itacolomi na região, dentre outras.

Coral no Centenário do Sr. Luiz Leite
Confirmando a sua paixão pela cultura, por ocasião de sua marcante administração, a pedido dos senhores Álvaro Freire e Dr. Vicente Mário, contrata a Orquestra “Alegria da Espanã”, considerada à época uma das maiores orquestras do mundo para um show musical na programação das festividades do Aniversário da Cidade. Grande incentivador das festas cívicas e religiosas.

Desenho à lápis do Sr. Manoel Cristianismo
Costa de autoria do Sr. Luiz Leite
A Lei 358 de 21 de março de 1972 concedeu o título de cidadão honorário de Minas Novas ao Sr. Luiz Gonzaga Gomes Leite.

Desenho à lápis do Sobradão de autoria do Sr. Luiz Leite
Contraiu núpcias com a senhora Olídia Pereira Nepomuceno, com quem teve oito filhos, a saber: Stael, Stela, Geraldo, Luiz, Marina, Benvinda, Inocêncio e Dásio. Casou-se em segundas núpcias com a senhora Heládia Gomes Cordeiro, com que teve dois filhos João Paulo e Anamaria. Faleceu em 30/09/2003.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger