terça-feira, 30 de outubro de 2012

INCÊNDIO DESTRÓI ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DE CORONEL MURTA-MG


O incêndio, que teve início na sexta-feira (27) já atingiu mais de 15 km de Área de Preservação Ambiental.

O fogo atingiu as regiões do Pau Alto, Lorena e Palmeiras. Desde sexta-feira (26), um incêndio de grandes proporções, está consumindo as matas de uma Área de Preservação Ambiental (APA) de Coronel Murta (MG) no Vale do Jequitinhonha.

Foto Divulgação
Há suspeitas que o incêndio  foi causado provavelmente por um pequeno produtor, uma vez que, por anteceder as chuvas, nos meses de setembro a novembro,  os agricultores da região  preparam a terra para o plantio, provocando  queimadas, uma medida ainda arcaica, porém comum na região.

Moradores estimam que o incêndio já se espalhasse por uma área de aproximadamente 15 Km . As regiões atingidas são Pau Alto, Lorena e Palmeiras que estão incluídas na APA (Área de Preservação Ambiental) do município.

Uma equipe com 4 soldados do Corpo de Bombeiros de Teófilo Otoni está no local juntamente com uma guarnição da Polícia Ambiental de Araçuaí.

No sábado o fogo chegou a ser controlado, porém, com a ventania, o incêndio acabou se alastrando. A mata está seca em decorrência da longa estiagem o que também está favorecendo a propagação das chamas.

Esta não é a primeira vez que a região é atingida. Em outras ocasiões o fogo foi criminoso e partiu de um fazendeiro da região do Pau Alto. A região, na área de transição da caatinga para o cerrado, é rica em espécies da fauna e flora que o fogo está destruindo.

A Polícia Ambiental prometeu para o final da tarde desta segunda-feira (29), divulgar um relatório sobre o caso.
 
Pedido de socorro

Pelas redes sociais, jovens e filhos da cidade que vivem em outros locais estão apelando para as autoridades e para a imprensa, para chamar atenção sobre o desrespeito com o meio ambiente na região..

Foi o caso da estudante Camila Lima Murta que enviou e-mail para o jornal Gazeta: “Pedimos socorro pelas nossas memórias, pois sabemos que pelo descontrole e potencialidade do fogo, tanto as fazendas que nos rodeiam quanto a nossa cidade, correm perigo!”

Coronel Murta tem cerca de 10 mil habitantes e é reconhecida pela beleza da sua paisagem, pelos seus garimpos e suas praias banhadas pelo rio Jequitinhonha.

Por Sérgio Vasconcelos, da Gazeta de Araçuaí

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.

    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger