terça-feira, 18 de setembro de 2012

SEMANA DAS JUVENTUDES: DE 09 A 13 DE OUTUBRO DE 2012, EM JEQUITINHONHA-MG


A Semana das Juventudes será um grade espaço de encontro, troca, formação e apresentações culturais das diferentes juventudes do vale do Jequitinhonha e Mucuri. Como forma de intensificar estes processos abrimos inscrições para oficinas, para Noite literária e para grupos que desejem apresentar seu trabalho de teatro de rua, circo ou musica durante a semana do dia 9 a 13 de outubro.

Oficinas:

Artesanato

A oficina de artesanato trabalha com materiais reciclados, com o objetivo de incentivar o reaproveitamento de materiais que causam danos ao meio ambiente. Despertando o interesse aos jovens de um Brasil mais criativo e sustentável. Ao final da oficina teremos uma exposição das peças construídas durante a semana.

Nº Vagas: 15
Local: CONACREJE – Jequitinhonha
Horário: 13 ás 18:00 h
Oficineira: Cida Dias

Audiovisual

Audiovisual – Olhares sobre a Semana das Juventudes

A oficina pretende sensibilizar seus participantes para a linguagem audiovisual, no que se refere ao registro de algumas ações da Semana das Juventudes de Jequitinhonha. A ideia é realizarmos uma pequena cobertura do evento e que esta provoque os participantes a deslocarem seus olhares sobre as diferentes formas de realização de um registro. A intenção é que este permita desvelar valores e questionamentos das juventudes presentes no evento.

Numero de vagas: 12
Local: Conacreje – Jequitinhonha
Data: 9 a 13 de outubro
Horário: 13 às 18 horas
Professor- Catarina, Luana e Palestina

Circo

A oficina de Circo trabalhará as técnicas circenses básicas e seus princípios como o malabares, equilibrismo, palhaço, etc.

Numero de vagas: 12
Local: Conacreje – Jequitinhonha
Data: 9 a 13 de outubro
Horário: 13 às 18 horas
Professor - Will Nascimento

Mídia Tática

Quando falamos em Mídia Tática estamos nos referindo à utilização de meios de comunicação em ação de intervenção urbana, com o objetivo de gerar um olhar mais crítico das pessoas sobre um determinado tema ou situação. Mídia Tática é uma maneira simples de chamar a atenção e expressar o que pensamos sobre nossa realidade. Pensando nisso, a presente oficina propõe a participação de crianças em na produção de uma intervenção poética no espaço da escola.

Numero de vagas: 12
Local: Conacreje – Jequitinhonha
Data: 9 a 13 de outubro
Horário: 13 às 18 horas
Professor - Danúbia Gardênia

Pôsteres

A oficina de pôsteres será um espaço de produção de grandes cartazes que colocam nossa opinião nas ruas de Jequitinhonha e de nossas cidade. De uma maneira simples e barata é possível produzir grandes cartazes que podem ser colados na superfície da cidade.

Numero de vagas: 12
Local: Conacreje – Jequitinhonha
Data: 9 a 13 de outubro
Horário: 13 às 18 horas
Professor - Neltinha e Renata

Rádio

Nesta oficina os participantes poderão experimentar a linguagem do rádio e suas especificidades – locução, entrevista, entre outros elementos. Serão realizados exercícios de escuta radiofônica, análise crítica de campanhas educativas e a produção de spots e entrevistas pelos jovens. O resultado poderá ser apresentado no contexto da cidade.

Numero de vagas: 12
Local: Conacreje – Jequitinhonha
Data: 9 a 13 de outubro
Horário: 13 às 18 horas
Professor- Bruno Vieira

Serigrafia

A oficina de serigrafia vai trabalhar as técnicas básicas de produção desta modalidade de gravura. Seus participantes serão capazes de produzir estampas para camisetas, cartazes e flyers e impressões em outras superfícies. A técnica e bastante simples

Numero de vagas: 12
Local: Conacreje – Jequitinhonha
Data: 9 a 13 de outubro
Horário: 13 às 18 horas

Teatro

Em breve a ementa da oficina estará divulgada aqui.

Mostra de Talentos

A semana das Juventudes terá espaços em sua programação para jovens e grupos de jovens se apresentarem durante a Semana das Juventudes. As apresentações podem ser teatrais, musicais, circenses, etc. Lembramos que não teremos muita estrutura por isso os artistas precisam pensar em ações que não dependam muito de equipamentos e ou de estruturas muito complexas.

Noite Literária

A Noite Literária será o evento para os poetas e escritores compartilharem suas produções com as Juventudes dos vales. Os que desejarem apresentar algum texto, poesia, conto, por favor, se inscreva na semana da juventude e envie sua produção para o e-mail bruno.vilela.oliveira@gmail.com. As inscrições devem ser feitas até dia 02/10/2012.

TV de Rua

O circuito “TV de Rua” é um evento que acontecerá todos os dias da Semana das juventudes. Um muro da cidade é escolhido para receber a projeção dos vídeos produzidos durante pelos jovens da região. A atividade sempre conta com a participação de grupos e atores culturais da cidade, que se apresentam nos intervalos das exibições de vídeos. O circuito TV de Rua  busca criar oportunidade e exercitar outras formas de veiculação de suas produções audiovisuais, possibilitando que isso ocorra de maneira simples e com grande visibilidade no município.

A “TV Praça” é um projeto colaborativo realizado pelos jovens integrantes do núcleo audiovisual da Assessoria de Comunicação Colaborativa Itaobim 50 anos. A Assessoria é fruto de uma parceria entre AIC, Pólo UFMG e Prefeitura Municipal de Itaobim. As produções resultantes da oficina de audiovisual, realizada pela AIC durante todo o ano, estão sendo exibidas quinzenalmente na Praça Afonso Martins, na cidade de Itaobim.

Dia C

No dia 17 de outubro entidades que lutam pelo direito à comunicação promovem, em várias cidades brasileiras, atividades que marcam o “Dia Mundial da Democratização da Comunicação”. Debates, audiências públicas e atos de rua são algumas das ações previstas. A “Semana das Juventudes” será um momento muito bacana para pensarmos sobre este importante tema e desenvolvermos ações jutos que coloquem nossas opiniões na roda e que ajudem a garantir nosso direito a comunicação.

REALIZAÇÃO:



Inscrições, Clique Aqui

Maiores informações:


Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger