segunda-feira, 3 de setembro de 2012

MINAS NOVAS: PROFESSOR DE GEOGRAFIA TEM ARTIGO SOBRE IRAPÉ PUBLICADO NO “VISÕES DO VALE”


Paulo Sérgio, natural de Minas Novas, tem importante artigo publicado no “Visões do Vale” no portal do Pólo Jequitinhonha (UFMG-UFVJM).

O professor de geografia Paulo Sérgio Ferreira Costa, natural da comunidade de Ribeirão dos Santos, Minas Novas-MG, iniciou seus estudos na comunidade rural onde nasceu, e, pela falta do ensino médio na sua comunidade, foi pra Minas Novas cursar o ensino Médio na Escola Estadual Dr. Agostinho, onde se interessou pela Geografia e decidiu prosseguir carreira naquela área.

Com o sonho em mente, foi para a capital mineira no ano de 2003, onde prestou vestibular para Geografia na PUC- Minas. Começou o curso em 2004, e, com muita dificuldade, conseguiu uma bolsa de estudos da própria Universidade, já que naquela época ainda não existia o Prouni.

O artigo escrito por Paulo Sérgio foi publicado no Pólo Jequitinhonha, projeto de extensão da UFMG em parceria com a UFVJM aborda os impactos socioculturais provocados pela UHE de Irapé. O artigo resultou, ainda, na monografia de conclusão de curso.

Apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha como é, sempre teve interesse em desenvolver um projeto voltado para esta região. Assim, no 7º período do curso, ano da inauguração da UHE de Irapé, surgiu a idéia de fazer uma pesquisa sobre os impactos sociais provocados pela Hidrelétrica. Logo, montou um grupo de pesquisa, juntamente com colegas do curso, e partimos pro Vale do Jequitinhonha.

Sobre a viagem, destaca Costa “Foi uma experiência muito positiva e muito gratificante pra mim. Graças a Deus tiramos nota máxima na Monografia”.

Após, resolveu escrever um artigo baseado na monografia. Tal artigo foi apresentado no seminário VISÕES DO VALE, promovido pela UFMG em parceria com a UFVJM. O mesmo foi publicado no site do Pólo Jequitinhonha.

Concluído o sonho em se formar em geografia em 2008, desde 2009 atua como professor na rede pública estadual, tendo lecionado em Betim, Contagem e Belo Horizonte. Em Belo Horizonte, já lecionou em renomadas escolas, como o Colégio Estadual Central e no Instituto de Educação de Minas Gerais. Atualmente leciona na Escola Estadual Silviano Brandão, em Belo Horizonte.

Dando continuidade aos estudos, Costa está terminando a Pós-graduação em Engenharia Ambiental na Faculdade de Engenharia de Minas Gerais – FEAMIG, onde desenvolve um projeto de monografia de conclusão do curso sobre o Rio Capivari, município de Minas Novas. 

Para consultar a monografia de Paulo Sérgio sobre os Impactos socioculturais da Usina de Irapé Clique Aqui

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Anônimo disse...

    PARABÉNS PAULO, SOMENTE QUEM TEVE A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR COM VC SABE O QUANTO LEGAL, E DETERMINADO VC É. DA ATÉ SAUDADE DO TEMPO DA PUC.

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger