sexta-feira, 28 de setembro de 2012

HOSPITAIS DO VALE TERÃO LEITOS PARA TRATAMENTO DE DEPENDENTES DE CRACK E OUTRAS DROGAS

Capelinha, Minas Novas e Turmalina contarão com leito hospitalar para tratamento de dependentes de álcool, crack e de outras drogas.

Texto de Rosa Santos, no Jornal Acontece, nº 20, de Capelinha-MG

Os pacientes portadores de transtorno mental ou que necessitam de atendimento médico e psicológico  devido a problemas decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas irão contar com um leito hospitalar exclusivo.

Para a microrregião estão previstos leitos em Capelinha, Minas Novas e Turmalina. Onde já existe Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) como ocorre em Minas Novas, a implantação dos leitos é mais rápida e em maior quantidade.

Turmalina inaugurou um centro recentemente e a previsão para Capelinha, segundo o secretário municipal de Saúde, Fernando César Moreira da Silva, é a instalação de um CAPS ainda este ano.

O projeto do Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Saúde, prevê a oferta de, no mínimo, quatro e no máximo 21 leitos nos municípios mineiros. Mas, como há casos de cidades ainda sem o serviço de saúde mental implantado, a Secretaria de Estado da Saúde fará uma adequação:

”O processo para a implantação do serviço em Capelinha já está adiantado na Secretaria de Estado da Saúde. Depois do CAP’s instalado, teremos condições de receber o primeiro leito”, informa Fernando Silva.

Aos municípios contemplados, o Estado disponibiliza R$ 4 mil para a estruturação e instalação do leito. Depois do serviço em funcionamento, o valor a ser recebido é de R$ 300 por diária.  

O paciente será assistido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo encaminhado por um médico e psicólogo que o tenha atendido em um  hospital ou Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Leia edição digital do ACONTECE:  www.multideias.net 

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Anônimo disse...

    Que absurdo agente, como pagadores de impostos que somos, termos que arcar com as despesas de pessoas que se auto destroem. Esse dinheiro gasto pelo governo poderia ser empregado a favor dos trabalhadores honestos que para terem uma saúde que presta tem que pagar planos de saúde. Nosso país é o único no mundo em que não há nem um usuário de drogas preso exclusivamente por consumo de droga. é uma vergonha ainda ter-mos o cartão bolsa drogado do governo de Minas. Me sinto envergonhado por isso.

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger