sexta-feira, 31 de agosto de 2012

TRE/MG cassa candidaturas de prefeitos em Capelinha e Salinas. Em Padre Paraíso ex-prefeito desiste da disputa


CAPELINHA-MG

TER manteve a cassação do candidato a prefeitura de Capelinha, Gelson Cordeiro de Oliveira (PV)

Gelson Cordeiro (PV)
O TRE manteve a cassação do candidato a prefeitura de Capelinha, Gelson Cordeiro de Oliveira (PV). Gelson foi prefeito do município entre os anos de 1997 e 2004, e teve a prestação de contas desse período rejeitada pelo Tribunal de Contas da União. A Justiça se baseou nesse motivo para barrar a candidatura do verde.

O candidato ainda poderá recorrer junto ao TSE. Mas caso a decisão seja mantida, a coligação poderá indicar outro candidato para substituir Gelson.

Texto: Estado de Minas

PADRE PARAÍSO-MG

Ex-prefeito de Padre Paraíso renuncia à candidatura

Neia substitui seu marido
nas eleições 2012
O ex-prefeito teve registro de sua candidatura impugnado pelo Ministério Público devida à rejeição de suas contas pela Câmara de Vereadores. Néia, 43 anos, é cabeleireira e esposa do ex-prefeito Saulo Pinto e será sua substituta.

As eleições em Padre Paraíso(MG)  pegam fogo. O ex-prefeito Saulo Aparecido renunciou à sua candidatura a prefeito devido a vários impedimentos político-eleitorais, devido à  rejeição  de suas contas pela Câmara dos Vereadores. 

Como solução para o impasse, a coligação composta pelos partidos PT/PDT/PTB/PMDB/PSL/PPS decidiu indicar a cabeleireira, Dulcineia Duarte de Souza Pinto, 43 anos  esposa do ex-prefeito, como substituta.

Cinco candidatos disputam a prefeitura de Padre Paraíso, cidade do Vale do Jequitinhonha, nordeste mineiro. Entre os candidatos está uma outra mulher, Gicele Ferreira Dutra, ex-secretária da Saúde.

O pedido de registro de Dulcineia Duarte também aguarda julgamento.

Fonte: Blog do Banu

SALINAS-MG

Juíza cassa registro de candidatos à prefeitura de Salinas. A decisão não é definitiva e os candidatos podem recorrer ao TRE e em última instância, ao TSE.

Eli Sousa, prefeito Zé Prates e 
Seleide: todos estão inelegíveis. 
A juíza eleitoral Roberta Sousa Alcântara, da Comarca de Salinas, Vale do Jequitinhonha  cassou na segunda-feira (27/08) o registro  da candidatura de Seleide Guimarães (PSB) e de seu vice Eli Sousa Santos (PMDB), além disso, os dois candidatos e o prefeito Zé Prates (PTB), padrinho da dupla, estão inelegíveis pelos próximos 8 anos.

A decisão foi dada em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) por “terem sido beneficiados pela interferência, pelo desvio ou abuso de poder de autoridade do prefeito Zé Prates, que distribuiu pela cidade panfletos vinculando os candidatos às ações do prefeito e das obras e serviços públicos”.

O embate  foi iniciado depois que a maioria dos vereadores de Salinas rejeitou um Projeto de Lei que previa suplementação em torno de R$ 6 milhões.

Diante disso, o panfleto do prefeito Zé Prates criticou a atitude dos vereadores da oposição e relacionou as obras que seriam prejudicadas com a falta da suplementação. Na mesma carta, o prefeito pedia voto para Seleide prefeita e Eli vice.

Diante do exposto, a juíza entendeu que o prefeito vinculou obras e serviços públicos com as candidaturas de Seleide e Eli, ou seja: entendeu que ocorreu abuso de autoridade. A decisão não é definitiva e os candidatos podem recorrer ao TRE e em última instância, ao TSE.

Fonte: Folha Regional

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    1 comentários:

    Anônimo disse...

    quem gelson colocar se por acaso ele nao puder ganha

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger