quarta-feira, 15 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012: MUNICÍPIOS DA COMARCA DE MINAS NOVAS ASSINAM “TAC” DO “SILÊNCIO ELEITORAL”


Acordo prevê proibição de carro de som durante as eleições. População comemora o fim da poluição sonora.

Os partidos políticos dos municípios que integram a comarca de Minas Novas-MG (Berilo, Chapada do Norte, Francisco Badaró, Jenipapo de Minas e Minas Novas), assinaram TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, perante o Promotor de Justiça, Dr. Wagner Aparecido Rodrigues Dionízio e do Juiz Eleitoral, Dr. Eduardo Rabelo Thebit Dolabela, e estão proibidos, durante a campanha eleitoral a utilização de carros de som, nem na zona urbana nem na zona rural. Foi permitido somente a utilização de um carro e uma moto de som para convocação da população para reuniões e comícios, sem, contudo, o uso de propaganda, jingles e músicas de fundo. Os veículos utilizados para esse fim devem, ainda, ser previamente cadastrados junto à Justiça Eleitoral.


Há, ainda, a proibição de uso abusivo de fogos de artifícios durante a realização de carreatas, caminhadas e comícios, devendo necessária a apresentação de plano de execução de fogos de artifício aprovado pelo Corpo de Bombeiros, caso a queima seja significativa.

No caso das carreatas, deverá haver prévia comunicação da Coligação/Partidos à Polícia Militar, com antecedência mínima de três dias, sendo vedada a realização no mesmo dia, horário e local da manifestação por coligações/partidos distintos (contrárias).

Multa

Em caso de descumprimento, ficou acordado que além da apreensão do veículo, haverá uma multa de R$5.000,00 (cinco mil reais), que será duplicada a cada reincidência. Caso seja descumprida a cláusula dos “fogos de artifício” e das “carreatas”, será cobrada multa de R$10.000, 00 (dez mil reais).

População agradece

A população dos cinco municípios que integram a comarca de Minas Novas-MG recebe com entusiasmo a notícia, tamanha a algazarra que é provocada durante toda campanha eleitoral. A perturbação do sossego público incomodava a todos. Até mesmo as coligações políticas acharam interessante, haja vista a redução provocada no gasto de campanha eleitoral. A idéia é semelhante à já adotada na comarca de Capelinha-MG, onde também foi assinado TAC eleitoral semelhante.

Com esta nova regra, o eleitor poderá decidir em quem votar analisando as propostas de cada governo, de forma consciente, e não por suposta “pressão” que tal barulho realizava. A atitude inovadora é um avanço na forma democrática da escolha do candidato. Desde o fim dos “showmícios” não se tinha criado algo tão inovador para a política local.



Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    2 comentários:

    Aécio Miranda disse...

    Belíssima atitude. Espero que o processo de divulgação de projetos políticos e campanhas eleitorais se tornem cada vez menos incômodos para a sociedade e que isso diminua os custos das campanhas. Somente assim, as pessoas poderão se candidatar e apresentar suas propostas, valendo-se das ideias e não do poder econômico. O Brasil precisa de políticos inteligentes, idôneos e competentes, não de políticos ricos.
    Abraços aos seguidores do blog.
    Aécio Miranda

    Anônimo disse...

    ''Respeitosamente considero um marco para minas novas nós minasnovenses não precisamos de balbúrdia é sim de respeito é administradores com o minimo de idoneidade já dizia o poeta ''para cada silêcio lúcido uma palavra bêbada'' não confudamos eloqüência com verdade e relêvante citar Mercedes sosa ''se um só traidor tem mais poder que um povo que esse povo não esqueça facilmente'' por fim o nosso deus é o mesmo deus é esta terra e querida por ele. abraços a todos os seguidores do blog
    joão paulo barbosa de almeida

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger