domingo, 22 de julho de 2012

ITAMARANDIBA: PARQUE ESTADUAL DA SERRA NEGRA É REFÚGIO DE MAMÍFEROS


Terra das Canelas-de-Ema-Gigantes se converte em refúgio da fauna no Mosaico do Espinhaço.

A pouco de completar 14 (catorze) anos desde sua criação pelo Decreto n. 39.907 em 1998, o Parque Estadual da Serra Negra, em Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, se converte em refúgio para diferentes espécimes da fauna brasileira. É o que divulgou o Instituto Biotrópicos, no último 20/06, durante uma reunião do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra Negra em Itamarandiba. De acordo a instituição, o inventário de grandes mamiferos na unidade de conservação logrou agregar registros de 16 (dezesseis) espécies de grandes mamíferos que tem no Serra Negra um refúgio protegido.


A pesquisa foi realizada pelo Instituto com o apoio do Instituto Estadual de Florestas-IEF entre 2011 e 2012 utilizando armadilhas fotográficas e, dentre as espécies registradas está o lobo-guará, um dos símbolos do parque, e felinos como a onça-parda, a jaguatirica, o gato maracajá, o gato do mato pequeno, além de outras espécies ameaçadas de extinção como o tamanduá-mirim, o cachorro-do-mato e a raposinha, dentre outros.

Um banner de divulgação do resultado do levantamento de grandes mamíferos do parque foi entregue pelo Instituto Biotrópicos ao gerente da Unidade de Conservação e contribuirá para a gestão do Parque Estadual que compreende uma área de 13.654,31 hectares.

Ainda, o Instituto BioTrópicos ressaltou a importância vital do Parque Estadual da Serra Negra para a preservação da biodiversidade no Mosaico do Espinhaço Meridional. O Parque Estadual da Serra Negra recebeu este nome dada sua aparência escura quando visto de longe e possui elevações que ultrapassam aos 1.500 m de altitude, na Cadeia da Serra do Espinhaço, e a paisagem é marcada pelas Canelas- de- Ema- Gigantes. 

Instituto Biotrópicos de Pesquisa em Vida Silvestre
Visite o site: http://www.biotropicos.org.br/
Diamantina-MG.

Fonte: Diário do Jequi, via Aranãs.com.br

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger