segunda-feira, 9 de julho de 2012

CULTURA POPULAR É RETRATADA NO CD DE YURI POPOFF

Ao som de caixas, ritmos de tambores, vozes e arranjos, surge um dos mais belos trabalhos de pesquisas populares, representado através do CD de Yuri Popoff, denominado “Lua no Céu Congaadeiro”.


Yuri Popoff
O projeto reúne as mais diferentes formas de expressão cultural - congados, festas de santos e caboclos das diversas regiões de Minas Gerais, mesclado com o brilho de letras e canções próprias.

Yuri Popoff,  nascido em Espinosa e criado em Montes Claros, há mais de duas décadas mora no Rio de Janeiro, onde foi professor de música na Universidade Estacio de Sá.

Em 1993, recebeu o premio Sharp de Musica Instrumental ao lado de Altamiro Carrilho, Paulo Moura e Hermeto Pascoal.

São mais de 25 anos de carreira dentro e fora do país, juntamente com artistas consagrados como Nana Caymmi, Maria Betânia, Beto Guedes, Cássia Eller, Sinome, João Donato, Toninho Horta e muitos outros.

O CD nos leva a viajar no tempo e a riqueza das letras e canções nada mais é do que uma grande homenagem à cultura popular e a preservação do folclore brasileiro retratada de forma genuína pela sensibilidade de grande mestre.

A mistura de  influência africana e dos santos católicos como Nossa Senhora do Rosário, Aparecida, Divino, São Benedito com Marujos, Reis, Guardas estão presentes e bem representados neste trabalho de resgate  que proporciona aos admiradores,  maior proximidade com as raízes  de nosso país.

Yuri Popoff  já esteve em Minas Novas algumas vezes e neste CD gravou duas músicas do folclore da nossa Festa do Rosário. Um grande presente para a nossa terra que a maioria do nosso povo desconhece.



Por 
Deyse Magalhães, de Minas Novas
Filósofa, membro e sócio-fundadora do Instituto Sócio-cultural Valemais Jequitinhonha.

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger