segunda-feira, 25 de junho de 2012

VACINAÇÃO DA POLIOMELITE: BERILO E CHAPADA DO NORTE ENTRE AS PIORES DE MINAS

Meta é chegar ao final da vacinação com 95% das crianças protegidas. Berilo e Chapada do Norte não alcançaram nem 50% de crianças vacinadas.


A campanha de vacinação contra a poliomelite já imunizou 76,3% das crianças entre 0 e 5 anos em Minas Gerais na primeira semana. Foram aplicadas 980.793 doses da vacina. Estão envolvidos mais de 25 mil profissionais em cerca de 7.289 postos fixos e volantes disponibilizados pelo Estado para a campanha.

A meta é conseguir vacinar 95% de todas as crianças de Minas Gerais até o dia seis de julho. Cidades como Confis, Esmeraldas, Mário Campos, Piedades dos Gerais, Rio Manso, Cipotânea, Pocrane, entre outros, já conseguiram ultrapassar esta porcentagem. O município de Catuti, pertencente a Gerência Regional de Montes Claros, já atingiu 100% de cobertura. Por outro lado, localidades como  Berilo Chapada do Norte , Santa Cruz de Salinas e Dom Joaquim não alcançaram nem 50% de crianças vacinadas.

A poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral que atinge principalmente as crianças. Sua transmissão se dá através do contato direto com pessoas infectadas, pela via fecal-oral ou, secundariamente, por meio de gotas de secreção expelidas pelo doente ao falar, tossir ou espirrar. De acordo com informações da Secretaria de Estado de Saúde, as más condições de saneamento, higiene pessoal e alto número de crianças em uma mesma casa, favorecem o contágio.

História

O último caso de poliomelite registrado no Brasil foi em 1989, no Estado da Paraíba, região Nordeste do Estado. O Programa Nacional de Vacinação contra a Poliomielite já havia sido implantado no país em junho de 1980.

Já em 1994, 14 anos após a implantação desse programa de imunização o país recebeu a certificação do bloqueio da transmissão do vírus da poliomielite. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a vacina oral contra o vírus é a única maneira de erradicar a doença.

Fonte: Agência de Minas

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger