quinta-feira, 31 de maio de 2012

MINAS NOVAS: JORNAL AMERICANO PUBLICA ARTIGO DE ALUNO DO CURSO DE MEDICINA

Joismar Rodrigues, de Minas Novas, desenvolveu uma pesquisa inédita sobre a dor de cabeça.


“Prevalência e impacto das cefaleias avaliadas pelo Programa de Saúde da Família”; este é o título do artigo produzido por Joismar Manuel Rodrigues, aluno do 11º período do curso de Medicina da UNIFENAS, campus de Belo Horizonte. Seu trabalho, que segundo o autor é inédito no Brasil, foi divulgado no periódico Headache (The Journal of Head and Face Pain), publicação oficial da Sociedade Americana de Dor de cabeça dos Estados Unidos.

Foto: arquivo pessoal - “Felizmente experimentei muito prazer em sua execução, o que torna o caminho menos laborioso”, diz Joismar sobre a produção do artigo.
Em linhas gerais, o artigo orientado pelo professor dr. Ariovaldo da Silva Junior, um dos coautores, foi desenvolvido na cidade mineira de Capela Nova, junto a equipe de saúde da família. Uma das propostas foi a identificação de pessoas com dor de cabeça no período de um ano. O que de acordo com Joismar possibilitou definir as características epidemiológicas da dor de cabeça “bem como as associações com determinantes sociodemográficas, que foram confrontadas com a literatura disponível”.
Para acessar a publicação de Joismar, clique aqui

Bolsista do Probic/UNIFENAS (programa de bolsa de iniciação cientifica da Universidade), Joismar se diz satisfeito com a publicação, pois retrata a sua dedicação às atividades de pesquisas, iniciadas no 2º período do curso de Medicina. “Considero que o caminho a percorrer ainda é longo, mas sem dúvida, esta publicação representa o produto de algo que comecei a cultivar há algum tempo”, afirmou o acadêmico.

Joismar divide a autoria do seu trabalho com os docentes Ariovaldo Silva Júnior, Marcelo Bigal, Luiz Vasconcelos, Rodrigo Gomez, Abouch Krymchantowski, Pedro Moreira Filho e Antonio Teixeira.

Por Everton Marques, da Unifenas

Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger