sexta-feira, 13 de abril de 2012

PADRE PARAÍSO COMPLETA 50 ANOS DE EMANCIPAÇÃO EM 2012

Ela é o portal do Vale do Jequitinhonha


Teófilo Otoni ficou para trás. 100 quilômetros depois, está Padre Paraíso.


Em pouco mais de uma hora estamos na principal cidade do Baixo Jequitinhonha. E logo de cara, um marco em homenagem aos garimpeiros.

Fomos conhecer um dos pontos turísticos da região. A 10 quilômetros do centro do município, conhecemos uma cachoeira cercada por montanhas e muito verde. Paisagem que já guardou muitas riquezas.

A cidade já foi conhecida pelo intenso comércio de pedras preciosas, mas no dia 31 de maio de 2008, Padre Paraíso virou destaque nacional. O motivo, é o vencedor do concurso de soletração do programa Caldeirão do Huck: Éder Carlos Coimbra. Uma joia rara, lapidada na cidade, que fez brilhar todo o Vale do Jequitinhonha.

Como outras cidades do Vale do Jequitinhonha, a exemplo de Araçuaí, Caraí, Itinga e Joaíma, o município não recebeu um nome indígena, mas de um homem que viveu na cidade: Padre Agostinho Francisco de Mendonça Paraíso. Em homenagem a ele, Padre Paraíso.

Conta a história, que os primeiros a pisarem na cidade podem ter sido os índios. E na segunda metade do século 19, o Padre Paraíso catequizou as tribos, foi fazendeiro e desbravou a região. Em 1902, forma-se o povoado de São João da Água Vermelha até, mais tarde, na década de 60, se tornar Padre Paraíso. Seu Agenor Pereira Dutra é testemunha viva dessas mudanças. O comerciante chegou na cidade quando tinha 19 anos.

Mas além de guardar na memória toda essa riqueza histórica, seu Agenor se orgulha de ter conquistado preciosidade ainda maior: a família.

Em Padre Paraíso, são quase 19 mil moradores que tiram o sustento do comércio e agricultura. Seu Assis Santana vende arroz, feijão e sementes. Tudo é produzido na roça.

A cidade, a exemplo de outras da região, é cortada pela BR-116, o que faz dela ponto de passagem para milhares de pessoas. Bem no coração, está a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe da Igreja e o Coreto da pequena Praça Águas Marinhas. 2012 é o ano de comemoração do cinquentenário. No calendário cultural, várias programações para festejar os 50 anos de emancipação política, que serão completados no dia 30 de dezembro.

De acordo com o IBGE quem nasce em Padre Paraíso é Padre-paraisense.

Fonte: In360


Sobre o Autor: Bernardo Vieira
  • Perfil Completo
  • Website | Google+ | Twitter | Facebook
    Bernardo Vieira

    Sou mais um apaixonado pelo Vale do Jequitinhonha e suas riquezas. Venho, através deste blog, tentar expandir a cultura do vale, bem como trazer novidades e coisas úteis em geral. Formado em Administração pela UFLA - Universidade Federal de Lavras e Funcionário Público Estadual (TJMG). contato pelo email: nabeminasnovas@yahoo.com.br ou bernardominasnovas@hotmail.com.

    0 comentários:

    Postar um comentário

    As opiniões expostas nos comentários não refletem as do autor do Blog.Não serão aceitos comentários ofensivos, de baixo calão.


    Blogger Themes

    2leep.com

     
    Powered by Blogger